Domingo, 30 de março de 2025
Por Redação O Sul | 26 de março de 2025
A notícia de que a primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado em 2022, na tarde dessa quarta-feira (26), já repercutiu na imprensa internacional.
Veja, abaixo, alguns destaques em sites de notícias pelo mundo:
The New York Times
O jornal “The New York Times” intitula que “Jair Bolsonaro é condenado a enfrentar julgamento no Brasil por tentativa de golpe”.
Na reportagem, diz que “a decisão marca um esforço significativo para responsabilizar Bolsonaro pelas acusações de que ele tentou efetivamente desmantelar a democracia brasileira ao orquestrar um amplo plano para dar um golpe”.
The Guardian
A reportagem do britânico The Guardian, “Bolsonaro deve ser julgado por suposta tentativa de golpe, decide o tribunal superior do Brasil”, detalha como os ministros decidiram que “o ex-presidente deve enfrentar processo criminal ao lado de sete aliados próximos”.
El País
O “El País” destaca como ineditismo o fato de que um ex-presidente seja julgado por tentativa de golpe.
“Não é incomum que um ex-presidente seja acusado ou julgado criminalmente no Brasil; o que é inédito é que ele será levado a julgamento por um golpe”, diz o jornal.
The Washington Post
O também norte-americano “The Washington Post” destacou que todos os cinco ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram a favor de aceitar a denúncia e tornar o ex-presidente réu.
O jornal também afirma que Bolsonaro negou as acusações e contou que ele é “conhecido por expressar nostalgia pela ditadura militar e desafiou abertamente o sistema judicial brasileiro durante seu mandato”.
Clarín
O argentino “Clarín” destacou a argumentação dos cinco ministros da Primeira Turma do STF e lembrou da acusação feita contra Bolsonaro e outras 33 pessoas de tentativa de golpe em fevereiro.
BBC
A rede britânica BBC afirmou em sua reportagem sobre o caso que Jair Bolsonaro “pode enfrentar vários anos de prisão”, explicou a acusação aceita pelos ministros do STF e frisou que “Bolsonaro nunca reconheceu publicamente sua derrota” para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas em 2022.
Al Jazeera
A rede de notícias árabe Al Jazeera destacou que o ex-presidente foi acusado de cinco crimes, incluindo tentativa de golpe de Estado. (Com informações dos portais de notícias G1 e Terra)