Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de maio de 2023
Prints do livro “Sex”, lançado por Madonna em 1992, com fotos da estrela nua assinadas por Steven Meisel e pelo diretor de arte Fabien Baron, serão leiloados pela primeira vez na Christie’s de Nova York, em outubro. Parte das celebrações dos 30 anos da obra, o leilão beneficente terá renda revertida para Raising Malawi, uma organização sem fins lucrativos fundada por Madonna em 2006 para apoiar órfãos e crianças vulneráveis do país do sudeste africano, onde adotou quatro de seus seis filhos (David Banda, Mercy James e as gêmeas Stella e Estere).
Serão colocadas à venda 40 impressões únicas autografadas por Madonna e por Meisel, com preços variando de US$ 50 mil a US$ 300 mil. “Sex” foi publicado simultaneamente com o lançamento de “Erotica”, quinto álbum de estúdio da estrela pop, em 20 de outubro de 1992. O livro causou polêmica à época, por trazer nus artísticos, incluindo alusões a atos sexuais, da cantora e de outras personalidades, como o rapper Vanilla Ice (seu namorado de então), a top model Naomi Campbell e a socialite Tatiana von Fürstenberg. Mesmo sendo proibido em países como Irlanda e Japão, a publicação vendeu 1,5 milhão de cópias.
As fotografias foram selecionadas por Madonna, Meisel e Anthony Vaccarello, diretor criativo da marca de luxo Yves Saint Laurent, que relançou uma edição limitada de 800 cópias e promoveu uma exposição coincidindo com o período da feira Art Basel Miami, em novembro do ano passado, nos 30 anos da publicação.
Antes do leilão em outubro, as imagens serão expostas nas sedes da Christie’s em Londres (23 de maio a 2 de junho), Paris (27 de junho a 6 de julho) e Nova York, onde ficaram à vista do público de 30 de setembro a 6 de outubro.