Ícone do site Jornal O Sul

Incêndio em shopping no sul das Filipinas mata mais de 30 pessoas

Segundo autoridades, maioria das vítimas trabalhava em um call center. Não se sabe o que provocou o fogo. (Foto: Reprodução)

Pelo menos 37 pessoas morreram neste domingo (24) depois que uma incêndio destruiu um shopping na cidade de Davao, no sul das Filipinas, segundo autoridades do governo ouvidas pela agência Reuters. De acordo com as autoridades, a maioria das vítimas trabalhavam em um call center localizado dentro do shopping. Seis pessoas foram resgatadas e levadas para o hospital.

O incêndio começou no sábado (23) em uma loja de móveis no terceiro nível do shopping e rapidamente se alastrou pelo piso superior, disse uma porta-voz do governo da cidade, Ma. Teresita Gaspan,
A causa do fogo não é conhecida e uma investigação foi aberta.

A prefeita da cidade, Sara Duterte e o vice-prefeito Paolo Duterte visitaram o local e se encontraram com as famílias das vítimas, que estavam em busca de informações sobre desaparecidos e sobreviventes.

Tempestade tropical

Pelo menos 182 pessoas morreram durante a passagem da tempestade tropical Tembin que atinge o sul das Filipinas desde a sexta-feira (22). As equipes de resgate ainda buscam dezenas de desaparecidos.

A polícia informou que foram retirados corpos de um rio – 153 pessoas ainda não foram encontradas. Pelo menos 182 pessoas morreram durante a passagem da tempestade tropical Tembin que atinge o sul das Filipinas desde a sexta-feira. As equipes de resgate ainda buscam dezenas de desaparecidos. A polícia informou que foram retirados corpos de um rio – 153 pessoas ainda não foram encontradas.

Depois de passar por Mindanao, a tempestade, que causou inundações e deslizamentos de terra, deve chegar à ilha de Palawan, mais ao oeste, segundo o serviço meteorológico filipino. Abdulsalam Binang Amerhasan, de 53 anos, morreu devorado por um crocodilo. Sob a forte chuva, ele tentava amarrar sua embarcação, ameaçada pelo aumento no volume do rio diante da chegada de Tembin, de acordo com a polícia local. Como não voltava para casa, sua mulher alertou os vizinhos, que saíram sua busca no meio da noite.

“Procuraram por ele ao longo do rio, até que descobriram o corpo da vítima, que o crocodilo estava devorando”, disseram os policiais.De acordo com Rando Salvacion, da polícia da cidade de Sapad, 36 corpos foram recuperados no sábado (23) das águas do rio Salong e seriam procedentes de Salvador.
“Alertou-se a população repetidamente, mas, como os tufões são comuns aqui, os moradores não nos levaram a sério”, lamenta Wilson Mislores, da polícia de Salvador.

As Filipinas são atingidas anualmente por cerca de 20 tufões e tempestades, mas Mindanao, a grande ilha do sul com cerca de 20 milhões de habitantes, é geralmente poupada. Mais de 120 mil moradores da ilha tiveram de deixar suas casas. De acordo com a polícia, 19 pessoas morreram no vilarejo montanhoso de Dalama, perto da cidade de Tubod.

 

Sair da versão mobile