Ícone do site Jornal O Sul

Incêndios sem controle: Biden declara grande desastre na Califórnia e envia aviões-tanque

Mais de 1.100 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas, foram destruídos pelas chamas. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nessa quarta-feira (8) um decreto reconhecendo como desastre de grandes proporções os incêndios que atingem a região de Los Angeles, na Califórnia. O governo também anunciou o envio de cinco aviões-tanque para ajudar no combate às chamas.

Os incêndios se espalharam rapidamente entre terça-feira (7) e quarta-feira, atingindo diversas cidades na costa oeste dos Estados Unidos. De acordo com o jornal “The New York Times”, cinco pessoas morreram devido à tragédia.

Mais de 1.100 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas, foram destruídos pelas chamas. Cerca de 100 mil pessoas receberam ordens para deixar suas residências. Além disso, as autoridades informaram que 400 mil imóveis estão sem energia elétrica.

A Casa Branca declarou estar monitorando a situação e anunciou o envio de recursos, com foco especial no auxílio às pessoas desalojadas.

“Hoje, o presidente Biden aprovou uma declaração de grande desastre para a Califórnia, permitindo que os sobreviventes acessem imediatamente fundos e recursos para acelerar sua recuperação”, informou a Casa Branca em comunicado.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, afirmou que a decisão presidencial permitirá o envio de verbas aos governos locais para cobrir os custos de resposta à emergência. Newsom também anunciou que Biden autorizou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos para apoiar as operações de combate aos incêndios.

“Sem precedentes”

Embora incêndios florestais sejam comuns na Califórnia, eles não costumam ocorrer com tanta intensidade durante o inverno no hemisfério norte. Vários focos foram registrados e se alastraram rapidamente com a ajuda de rajadas de vento que ultrapassaram 100 km/h.

Em todo o estado, estima-se que mais de 8 mil hectares já tenham sido consumidos pelas chamas, segundo o governo local.

O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, classificou o incêndio como “sem precedentes e imprevisível”. De acordo com o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire), os focos ainda estão fora de controle.

O primeiro foco foi registrado em Pacific Palisades, uma área nobre de Los Angeles, entre Santa Monica e Malibu, na terça-feira. A situação levou o Departamento de Bombeiros de Los Angeles a emitir uma ordem de evacuação obrigatória para uma ampla área da cidade.

Famosos e moradores de imóveis de luxo também foram afetados. O ator Mark Hamill relatou nas redes sociais que precisou deixar sua casa devido ao que chamou de “o pior incêndio desde 1993”.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de nível máximo para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, válido de terça a quinta-feira. Rajadas de vento entre 80 km/h e 130 km/h foram previstas, contribuindo para a propagação das chamas.

(AG)

Sair da versão mobile