A indústria do mate gaúcha está iniciando gestões junto ao Governo do Estado visando a criação de uma linha de crédito para a modernização do parque produtivo das empresas do setor. O tema foi debatido durante audiência que o Secretário Covatti Filho, da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, concedeu à Diretoria do Sindicato da Indústria do Mate do Rio Grande do Sul (SINDIMATE-RS).
Segundo explicou o presidente da entidade, Álvaro Pompermayer, várias empresas do setor já estão realizando tais investimentos com recursos próprios e o financiamento oficial pretendido, com taxas de juros e demais condições mais favoráveis, permitiria que a totalidade do setor acelerasse a modernização de suas instalações.
A medida poderia ser adotada pelo governo através de instituições como o Banrisul – que está interessado em ampliar sua atuação no financiamento do agronegócio, bem como o Badesul e o BRDE.
O dirigente destaca a importância do fortalecimento da cadeia produtiva da indústria ervateira pelo elevado valor da erva-mate em termos econômicos, sociais, e culturais. Lembra ainda que se trata de produto florestal do Bioma Mata Atlântica, adaptado, amigo da biodiversidade e da conservação ambiental.
Segundo as estimativas do SINDIMATE-RS, há no Estado cerca de 250 indústrias do setor, que geram 120.mil empregos diretos e indiretos.
A Diretoria do SINDIMATE-RS também reuniu-se com a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado, Rosangela Sobieszczanski, para tratar das providências relacionadas com a Rotulagem de Informação Nutricional Complementar da Erva Mate visando aprimorar o nível de informação propiciada aos consumidores do produto. Houve ainda reunião com o Secretário licenciado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Deputado Estadual Dirceu Franciscon.