Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de fevereiro de 2023
Segundo os médicos, ter as vacinas em dia é fundamental, principalmente a da Covid-19.
Foto: DivulgaçãoO Carnaval está chegando e já existe intensa movimentação daqueles que gostam de curtir a data, que, sem dúvida, é uma das mais aguardadas pelos brasileiros de Norte a Sul do país. Contudo, é preciso atenção quanto às doenças infecciosas, que ganham força em ambientes com aglomeração.
O infectologista Felipe Richter considera que é difícil nesta época evitar as multidões, mas que é possível sim tomar alguns cuidados e manter-se saudável. “Estar bem hidratado é muito importante, mas ter as vacinas em dia é fundamental, principalmente a da Covid-19”, avalia, recomendando: quem não fez a quarta dose, que “vá correndo tomar”.
Dr. Richter lembra que as doenças respiratórias não ocorrem apenas no inverno. “No verão, elas são bastante comuns e requerem nossa atenção. É nesta estação do ano que aparecem os problemas respiratórios como resfriados, sinusites, amigdalite bacteriana e viral, faringites e crises de asma, tendo como principal causa a instabilidade do clima, com mudanças bruscas de temperatura ou o tempo muito seco, que carrega mais poluição no ar”, explica.
O médico ressalta ainda que os casos de internação hospitalar mais comuns, nesta época de calor, são de crianças e idosos, por crise asmática e pneumonia.