Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de dezembro de 2021
A ponte terá 14 metros de extensão e 13 metros de largura
Foto: Orlando Moraes/PMPAA prefeitura de Porto Alegre iniciou os serviços para implantação da ponte sobre o canal Passo da Mangueira. A intervenção compõe parte da obra de ampliação da avenida Severo Dullius, atualmente dividida em duas frentes de trabalho, na Zona Norte da Capital.
A implantação da ponte tem como objetivo transpor o desvio definitivo do canal, recentemente finalizado pelo consórcio executor das obras. Na composição dos serviços, somando as fases de terraplenagem, execução da ponte e pavimentação, serão investidos cerca de R$ 1 milhão.
“Trata-se de uma ponte de 14 metros de extensão e 13 de largura, com 9,5 metros de pista, mais calçadas. O serviço iniciou-se pela cravação das estacas pré-moldadas e continuará pelo lançamento de vigas e pré-lajes”, explicou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
“A execução da ponte, que deve ser concluída em abril de 2022, é mais um importante passo para essa obra, fechando, dessa forma, o encontro entre a avenida Severo Dullius e a rua Dona Alzira. Estamos avançando e iremos cumprir com nosso compromisso: virar, de uma vez por todas, a página das obras da Copa em Porto Alegre”, prosseguiu o secretário.
Segundo a prefeitura, o desvio do canal Passo da Mangueira, um dos principais entraves para os avanços da obra de ampliação da Severo Dullius, começou a ser solucionado ainda no primeiro semestre de 2021. Os serviços representam cerca de 15% do total da intervenção e são essenciais para que seja possível liberar frente de obra, possibilitando, assim, a execução dos 38 metros de pavimentação faltantes entre a avenida e a rua Dona Alzira.
Com dois quilômetros de extensão, a intervenção na Severo Dullius já atingiu 75% de execução. Ao todo, serão investidos R$ 77,9 milhões na obra, que tem prazo de conclusão para 2022.