Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 19 de novembro de 2015
Com a chegada do fim do ano, começam os preparativos para o Natal, com pinheiros decorados com laços, lâmpadas e enfeites que colorem lares e estabelecimentos. É quando o trabalho da empresa Wanda Hauck amplia visibilidade com a montagem das árvores de Natal, guirlandas e outros detalhes que também ganham as ruas. No entanto, a produção ingressa no mercado já a partir de março de cada ano, quando os artigos saem da fábrica. Agora, faltando poucos dias para o maior evento do calendário do varejo, o proprietário Ricardo Hauck relembra a atividade familiar iniciada em 1942, quando seu avô, Frederico Hauck, fundou a empresa.
“A Wanda Hauck é totalmente familiar. Os que, aqui, atuam, em sua maioria, já completam diversos anos de colaboração. O Natal remete a esse espírito de alegria que meu avô sempre fez questão de lembrar”, conta Ricardo. Ao lado dele, sua irmã, Sandra Hauck, e mais 30 colaboradores trabalham no fornecimento e entrega do artigo mais requisitado pelo público na data. É a árvore, que varia em dimensões, de acordo com os interesses dos consumidores. Mesmo assim, a empresa conta com um vasto portfólio de opções a fim de atender a demanda. Por exemplo, são oito modelos em catálogo e mais de 50 ideias ofertadas no momento.
Além do RS, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia são os destinos de toda a produção da empresa. Com vasta experiência na área, Ricardo conta que o mercado é bem dinâmico, acompanhado pelo gosto e preferência dos clientes, percebidos durante a feira nacional do setor, que acontece anualmente em junho, em São Paulo.
E se tratando de vendas, a Wanda Hauck não abre mão da qualidade, o ponto alto de seu cotidiano, até mesmo em função da concorrência, uma vez que a invasão de produtos oriundos de mercados internacionais, especialmente do Oriente, tornam o segmento altamente competitivo. Com visão estratégica ao estender a produção para outras praças, a empresa consolida seus resultados, tanto que os mercados do Rio de Janeiro e de São Paulo, por exemplo, juntas já representam 50% dos lucros da empresa.
Mas as vendas variam. Ora a preferência é por árvores pequenas, enquanto poucas unidades de árvores de maior porte são comercializadas, ou vice-versa. Tudo depende do momento e “da vontade do consumidor”. A percepção do desejo do cliente e que direcionar a inovação, a cada ano, na linha de artigos, inspirando os responsáveis pela produção.
Desde criança, Ricardo e a Sandra se envolviam na pintura de bolas de vidro, e o fato de terem se tornado sócios da Wanda Hauck fortaleceu este gosto que ganhou forma na infância. “O espírito natalina move a empresa e traz motivação para os colaboradores. Tenho certeza de que o Natal é uma das datas que mais toca o coração das pessoas, e o nosso trabalho começa a partir disso e vai continuar assim também”, destaca.