Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 14 de abril de 2024
A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e o Instituto SLC continuam unidos na campanha de ajuda aos municípios atingidos pelos desastres ambientais que atingiram recentemente a população gaúcha. No foco está a doação de salas de leitura para escolas da rede pública.
Agora, o projeto “Plantando Esperança” atua com a campanha “Volta às Aulas”, oferecendo apoio à recomposição de colégios atingidos por enchentes e ciclones Já foram entregues oito espaços na região do Vale do Taquari, beneficiando instituições de ensino em Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Muçum e Cruzeiro do Sul.
As salas de leitura incluem livros voltados ao público infantil e infanto-juvenil, selecionados pelo Banco de Livros, além de móveis adequados a esse público e confeccionados pelo Banco de Mobiliários, nem como uma decoração pensada para estimular a imaginação e criatividade da gurizada.
“Estes espaços não apenas servirão como locais de aprendizado, mas também como refúgios para o encantador envolvimento na magia que a literatura proporciona”, ressaltam os responsáveis pela campanha.
A primeira entrega foi realizada em 2 de abril e a segunda no dia 10, ambas no Vale do Taquari. Ao todo, o projeto beneficiará 20 escolas de ensino infantil e fundamental localizadas no Vale do Taquari e Porto Alegre. Na Capital, as salas contemplarão escolas das ilhas do Guaíba e da Vila Farrapos, afetadas pelas enchentes.
Com a palavra…
Na avaliação do diretor-superintendente dos Bancos Sociais, Paulo Renê Bernhard, a aliança com o Instituto SLC reforça a missão da instituição em fomentar a indústria da solidariedade, desenvolvendo projetos de mobilização e ações nas comunidades gaúchas em situação de vulnerabilidade.
Leandro Parker, do Instituto SLC, acrescenta: “Estamos profundamente comprometidos em apoiar as comunidades que foram afetadas pelos desastres naturais. Acreditamos que proporcionar espaços de leitura seguros e inspiradores é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. Esperamos que essas salas de leitura não só forneçam recursos educacionais, mas também um senso de esperança e normalidade às comunidades que servimos”.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul