Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 22 de abril de 2023
Nove startups participam do evento neste sábado, em Porto Alegre.
Foto: ReproduçãoAs iniciativas mais inovadoras do Rio Grande do Sul na área agroalimentar estiveram reunidas neste sábado (22), no Expochurrasco – Festival Internacional do Churrasco, realizado em Porto Alegre. A curadoria das nove startups e foodtechs foi apoiada pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). As empresas apresentaram suas ideias e inovações para estimular a eficiência do setor de proteína animal.
Para a titular da Sict, Simone Stülp, esta foi uma oportunidade de conhecer o público, estabelecer conexões e fazer negócios, o que é essencial para as startups. “O evento também se relaciona com inovação e tecnologia, e por isso incentivamos projetos e startups ligados ao universo da pecuária e dos alimentos”, afirmou a secretária.
A maioria das startups participantes do evento foram das áreas de proteína animal, gastronomia e segurança alimentar. São elas: AgroVantagens, AbigeApp, Redsoft, OvinoPro, Grazing, Menú, Veloce.Tech, Brazil Beef Quality e Ciclo.
Organizadora do evento, a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) disponibilizou os espaços, com mesa bistrô e banquetas, que estiveram integrados ao estande da secretaria. O horário de atendimento das startups ao público foi das 12h às 19h, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
Expochurrasco
Um evento com gastronomia, informação, cultura, música, entretenimento e negócios, reunindo todo o ecossistema que envolve o churrasco. Renomados chefs e assadores estiveram presentes em 40 estações de “open food”, e os participantes puderam degustar carnes bovinas, ovinas, suínas, de aves, pescados e de búfalo. Para completar, houve atrações musicais, incluindo o cantor Michel Teló.
Doação
A organização do evento doou 500 quilos de carne à Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) para ser distribuída entre 11 entidades parceiras que atuam nas áreas da infância, segurança alimentar, proteção a mulheres vítimas de violência e idosos. “O governo municipal tem incluído a agenda social nos grandes eventos da cidade, o que incluiu o Expochurrasco. E, neste momento, a falta de proteína animal e os elevados custos têm tornado isso um desafio para as instituições continuarem a qualidade do seu atendimento”, destaca o secretário da SMDS, Leo Voigt.