Está previsto para a próxima segunda-feira (14) o retorno gradual do atendimento presencial nas agências do INSS. Inicialmente, estarão disponíveis serviços como perícia médica e reabilitação profissional. Para reduzir os riscos de transmissão de Covid-19, as agências foram adaptadas e vão seguir um protocolo de segurança.
Apenas segurados agendados serão atendidos nas agências do INSS
Segundo o INSS, estarão disponíveis para atendimento presencial os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.
O instituto ressalta que os segurados sem agendamento não serão atendidos, para evitar aglomerações dentro e fora das agências, de acordo com orientações do Ministério da Saúde.
Em agosto, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS informaram a nova data de retorno ao atendimento presencial – 14 de setembro.
O atendimento exclusivo por meio de canais remotos permaneceu até esta sexta-feira (11). E, mesmo com a abertura das agências, o atendimento remoto continuará a ser oferecido.
Segundo o INSS, a reabertura será gradual e considerará as especificidades de cada uma das agências da Previdência Social no País. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.