Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 29 de março de 2024
A orientação do INSS para quem teve algum desconto não autorizado é pedir o bloqueio por meio do aplicativo Meu INSS ou ligando para a Central 135
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência BrasilO INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem cerca de 130 mil denúncias de descontos não autorizados em benefícios como pensões e aposentadorias. Esse número representa 2% do total de vínculos associativos entre beneficiários e entidades vinculadas ao instituto — cerca de 6,5 milhões em todo o Brasil.
Atualmente, existem 29 entidades conveniadas ao INSS, como sindicatos e associações voltadas a aposentados, e o instituto pode compartilhar informações de segurados para que essas entidades possam oferecer seus serviços.
Caso o beneficiário aceite, ele se torna um associado e começa a pagar uma mensalidade para a entidade, que é descontada diretamente do benefício. Entretanto, segurados alegam que valores estão sendo descontados sem autorização, ou seja, sem que os beneficiários tenham aceitado se tornar associados dessas entidades. Muitos afirmam que nunca sequer foram contatados por essas associações.
A orientação do INSS para quem teve algum desconto não autorizado é pedir o bloqueio por meio do aplicativo Meu INSS ou ligando para a Central 135. O INSS também informou que essas entidades são notificadas e obrigadas a fazer a devolução dos valores diretamente aos beneficiários.