Com a divulgação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (11), os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem fazer o cálculo do reajuste desse ano.
O INPC fechou 2023 em alta de 3,71%, a menor variação desde 2018 quando o índice ficou em 3,43%. Mesmo sem os números oficiais, o beneficiário pode ter uma prévia do quanto vai receber multiplicando o valor atual por 1,0371.
Com isso, o teto do INSS, que atualmente está em R$ 7.507,49, deve ir a R$ 7.786. O artigo 41-A da Lei 8.213/91 prevê o reajuste de pagamentos acima do salário mínimo conforme o INPC, sendo realizado na mesma data da mudança no salário mínimo, de acordo com as datas de início ou do último reajustamento.
Os números completos ainda serão publicados no Diário Oficial da União pelos ministérios da Previdência Social e da Fazenda. A portaria com o reajuste oficial e a nova tabela do INSS devem ser divulgados pelo governo nesta sexta-feira (12).