Domingo, 13 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Instagram proíbe adolescentes de fazerem live, a não ser que pais autorizem

Compartilhe esta notícia:

Desde fevereiro, a rede passou a restringir automaticamente a conta desses usuários. (Foto: Reprodução)

A Meta anunciou nessa terça-feira (8) que menores de 16 anos serão proibidos de fazer transmissões ao vivo no Instagram. Segundo a empresa, aqueles adolescentes que quiserem fazer lives terão que ter autorização dos pais ou responsáveis para isso.

A companhia informou que os menores não poderão desativar o recurso que desfoca imagens com suspeita de nudez nas mensagens diretas (DMs), a menos que os pais autorizem. A Meta afirma que essas novidades começaram a ser disponibilizadas nessa terça.

Ambos os controles estão dentro da Conta de Adolescente, um recurso anunciado pela empresa no ano passado, que reúne ferramentas de segurança para menores de 16 anos. Com ele, adolescentes precisam da autorização dos pais para alterar configurações na rede social.

A Conta de Adolescente foi anunciada pela primeira vez em setembro de 2024, com previsão de lançamento para janeiro de 2025, inicialmente apenas no Instagram.

Agora, a Meta informou que o recurso também está chegando ao Facebook e ao Messenger.

“A Conta de Adolescente no Facebook e no Messenger oferecerá proteções automáticas semelhantes para limitar conteúdo inadequado e o contato indesejado, bem como maneiras de garantir que o tempo dos adolescentes seja bem aproveitado”, disse a empresa.

A expansão da Conta de Adolescente está sendo lançada nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá. “Levaremos a experiência para adolescentes em outras regiões”, afirmou a Meta, sem revelar uma data.

O recurso de desfoque de imagem vai funcionar no envio de mensagens diretas no Instagram. Ao focar automaticamente imagens suspeitas, a rede quer coibir o compartilhamento de fotos sensíveis entre os adolescentes.

Desde fevereiro, a rede passou a restringir automaticamente a conta desses usuários. Na prática, eles têm filtros mais restritos e verão menos conteúdos sensíveis, como postagens que abordam violência, procedimentos estéticos ou temas que possam contribuir para transtornos alimentares.

Outros recursos da conta de adolescente:

– “Modo noturno”: que silencia notificações entre 22h e 7h. Os pais também poderão supervisionar as contas dos filhos, definindo limites de uso diário e aprovando ou negando alterações nas configurações de privacidade.

– Interação restrita: apenas seguidores conseguem marcá-los em posts ou stories, além disso, o Instagram não exibe comentários ou solicitações de DM com palavras que podem suscitar ações de bullying.

– Limite de uso: aviso para deixar a plataforma após 60 minutos de uso.

– Conversas limitadas: é possível apenas conversar com seguidores.

– Por que restrições às contas de adolescentes? A Meta é alvo de escrutínio em várias partes do mundo pela influência que exerce sobre os jovens. Nos EUA, a empresa chegou a ser processada por diversos estados por “viciar” os jovens. Logo, as medidas anunciadas tentam dar mais controle aos responsáveis.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Entenda por que jovens estão apagando seus rastros nas redes sociais e aderindo a postagens temporárias
Tecnologia redefine o tratamento da obesidade
https://www.osul.com.br/instagram-proibe-adolescentes-de-fazerem-live-a-nao-ser-que-pais-autorizem/ Instagram proíbe adolescentes de fazerem live, a não ser que pais autorizem 2025-04-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar