A iniciativa de cinco estudantes da 5ª série da Associação Escola Panamericana de Porto Alegre (PAS) pode ser o primeiro passo para o Rio Grande do Sul virar case internacional. De forma inédita no Brasil, uma instituição de ensino garantirá a doação de refeições de qualidade à mesa de 77 crianças de quatro meses a seis anos, em situação de vulnerabilidade social. O projeto faz parte do trabalho de conclusão do grupo de Ensino Fundamental, e foi desenvolvido com o aconselhamento de pais e professores.
Ame a Comida. Odeie o Desperdício.
Além de pesquisarem sobre o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo, implantarem a campanha de conscientização na escola Ame a Comida. Odeie o Desperdício, os estudantes criaram um verdadeiro plano de negócios para transferir o excedente da produção (comida que ficou no balcão de distribuição e nas panelas da cozinha) do restaurante da PAS para a Escola de Educação Infantil Boa Vista (Rua Salomão Dubin, 11). A entidade beneficiada, que tem como mantenedora a Associação de Moradores Jardim Ipiranga e é mantida através de recursos do convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, atende filhos de moradores do Quilombo Silva e das vilas Caddie e Resvalo, além de filhos de empregadas domésticas, porteiros e zeladores dos prédios que trabalham no entorno da instituição.
A assinatura do Termo de Compromisso de Doação ocorre esta quarta-feira (20 de maio), às 14h, no restaurante da PAS (Avenida João Obino, 110), com a presença da diretoria da Associação Escola Panamericana de Porto Alegre (parceira na disponibilização dos alimentos), alunos (autores da projeto), lideranças da Puras FO (parceira responsável pelo transporte dos alimentos), da Sodexo do Brasil (parceira no provimento das refeições, administra o restaurante da Escola Panamericana) e do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul (instituição que responde oficialmente pela doação).