Ícone do site Jornal O Sul

Instituto Butantan deve receber neste sábado, insumo para produzir 10 milhões de doses da CoronaVac

As doses serão entregues até meados de setembro. (Foto: Antônio da Costa/Instituto Butantan)

O Instituto Butantan deve receber neste sábado (26) 6 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA), suficientes para produzir cerca de 10 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19.

Segundo o governador de São Paulo, João Doria, os insumos provenientes da China devem chegar pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

“A autorização já foi emitida pelo governo da China. O embarque já está preparado. Estamos aguardando apenas autorização para que o voo fretado, que está em Bruxelas, na Bélgica, possa seguir até Pequim para o embarque de 6 mil litros de IFA e chegada no Aeroporto de Viracopos no sábado”, disse Doria.

A última remessa de insumos para a CoronaVac chegou ao Brasil em 25 de maio, com 3 mil litros. A produção das vacinas pelo Instituto Butantan, que prevê processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade, leva cerca de 20 dias.

A expectativa do Butantan é de entregar 100 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde até agosto, cumprindo o estabelecido em contrato assinado com o governo federal. De acordo com Dimas Covas, diretor do instituto, a expectativa é de que cheguem mais 12 mil litros de insumo em julho e 12 mil litros em agosto, suficientes para uma produção total de 40 milhões de doses da vacina.

Até o momento, 52 milhões de doses da CoronaVac já foram entregues ao Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Pfizer

Avião com 528 mil doses da vacina contra covid-19 da Pfizer/BioNTech chegou ao Brasil na noite da última terça (22) pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, de Campinas (SP). Foi o 15º lote que a farmacêutica americana envia ao País como parte do contrato com o governo federal.

A entrega desta terça foi a primeira das três remessas previstas na semana. Serão realizadas outras duas entregas: nesta quinta (24) e domingo (27), com 936 mil doses em cada dia, totalizando 2,4 milhões em três voos.

Com a nova remessa, 15 lotes com vacinas da empresa americana chegaram ao País provenientes deste acordo, totalizando 11,2 milhões das 200 milhões de doses do imunizante contratadas pelo governo federal. A Pfizer diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

No último domingo (20), a Pfizer enviou ao Brasil a primeira remessa de doses da vacina por meio do consórcio global Covax Facility. A entrega foi de 842 mil imunizantes, também pelo aeroporto de Viracopos.

A logística de entrega das doses ao governo federal conta com segurança da Polícia Federal. Equipes acompanham o desembarque em Viracopos e escoltam o transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

Sair da versão mobile