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Rio Grande do Sul Instituto-Geral de Perícias alerta para pedidos desnecessários de carteiras de identidade

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Apenas nos casos em que a urgência é comprovada o cidadão é encaminhado para o Posto de Identificação

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Medida é motivada pela necessidade de adequar o prédio do Departamento de Identificação aos protocolos de bandeira preta. (Foto: EBC)

A pandemia de Covid-19 alterou a rotina de emissão de carteiras de identidade no Estado. Para evitar o contágio pelo novo coronavírus, o IGP (Instituto-Geral de Perícias) suspendeu temporariamente o atendimento para o público geral e montou um esquema especial que prevê agendamento por telefone.

Apenas nos casos em que a urgência é comprovada o cidadão é encaminhado para o Posto de Identificação. Dentre as situações consideradas urgentes, estão: retirar receitas em farmácias; internações e cirurgias de emergência; vítimas de roubos e furtos, desde que outros documentos também tenham sido roubados; viagens de avião agendadas com urgência.

Em todos esses casos, é necessário apresentar documentos, como receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência e passagens aéreas que comprovem o relato. Os agendamentos acontecem a cada 30 minutos, o que garante o tempo necessário para que a estação de trabalho seja higienizada.

Em Porto Alegre, todos os serviços foram concentrados no Departamento de Identificação (avenida Azenha, 255). Os três números de telefone disponibilizados muitas vezes são insuficientes diante da demanda e é preciso que o cidadão realize algumas tentativas até conseguir completar a ligação. São eles: (51) 3223-6122, 3223-2798 e 3223-2727.

A diretora do Departamento de Identificação do IGP, Kátia Reolon, pede que a população compreenda o momento e espere a pandemia passar. “Alguns alegam que a foto não está boa, que a carteira está velha ou que precisam dela para ir aos cartórios, mas eles estão fechados. Há ainda os que nos procuram presencialmente, contrariando o pedido para que fiquem em casa. Em todos esses casos, o atendimento é negado”, afirma a diretora.

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