O Governo Estado e a Secretaria de Segurança Pública realizaram a entrega pela manhã desta segunda-feira de 30 viaturas ao IGP (Instituto Geral de Perícias). Entre 2016 e 2017 o Governo já repassou à instituição cerca de 17 milhões de reais, aplicados na área técnica que objetiva melhoria laboratorial e de DNA. Segundo o presidente do IGP, Cleber Müller, somente em viaturas foram investidos mais de 2 milhões de reais. O secretário de Segurança Pública, César Schirmer, mencionou que a “nova frota vai repor uma carência histórica do Estado”.
Já o governador José Ivo Sartori fez referência à contratação nos últimos oito meses de 700 agêntes penitenciários para a SUSEPE, número também de contratados em 2015. Enfatizou os recursos colocados na área, com reajustes de 30% à Polícia Militar, Brigada Militar, Polícia Civil, SUSEPE, Corpo de Bombeiros. “O valor foi aprovado em 2014 e, apesar das dificuldades que o RS enfrenta, conseguimos cumprir com o que foi acordado no período”, afirmou o governador. Segundo ele, seis mil novas vagas penitenciárias serão abertas até o final de 2019, possível mediante a troca de imóveis pelo Governo para a construção de casas prisionais, ações que reiteram a importância que o Governo deposita na área de segurança pública. “Este é um momento gratificante. Não é tudo mas é o que se pode fazer e permite instrumental para um trabalho melhor”, finalizou Sartori.
Estiveram presentes também na cerimônia a Primeira Dama Maria Helena Sartori, o procurador Geral de Justiça, Marcelo Dornelles e o presidente da Comissão Especial de Segurança da Assembleia Legislativa, Ronaldo Santini, representando também o presidente da casa, além de autoridades, convidados e imprensa.