A partir de agora, os profissionais da área de engenharia das Empresas Randon passam a trocar experiências no âmbito do Instituto Hercílio Randon de Tecnologia e Inovação, inaugurado na última sexta-feira (14), no Tecnopuc, na Capital, além de desenvolverem projetos de interesse da sociedade. Os engenheiros das Empresas Randon também vão orientar alguns TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) das Engenharias, o que permitirá aos alunos um foco melhor direcionado para a especialização, associando conhecimento prático ao acadêmico.
Sediado no Prédio 99A do Tecnopuc, o Instituto foi idealizado para ser um centro irradiador de ideias criativas e inovadoras que gerem novos produtos e agreguem benefícios ao cliente final e à sociedade. “Trata-se da aproximação efetiva da empresa à universidade, em um ambiente propício para transformar o conhecimento em resultados e trazer aperfeiçoamento aos profissionais envolvidos”, afirmou o diretor vice-presidente de Administração e Finanças das Empresas Randon, Daniel Randon, que responde pela presidência do Instituto.
Cada projeto terá sua própria alocação de recursos e o Instituto, que conta com sala de reunião, tela de projeção e Internet, servirá como ponto de convergência para engenheiros e a comunidade científica e empresarial. Para o superintendente do Instituto e diretor corporativo das Empresas Randon, Norberto Fabris, a parceria com o Tecnopuc visa contar com os vários campos específicos do conhecimento que a universidade possui, bem como fazer intercâmbio com empresas, universidades, institutos nacionais e internacionais, para a troca de experiências. Além disso, toda a infraestrutura do Tecnopuc também estará disponível aos engenheiros, assim como o moderno Campo de Provas das Empresas Randon, localizado na Serra Gaúcha.
Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, considera que a vinda da Randon para o Tecnopuc fortifica o ecossistema de inovação da PUCRS. “A parceria do IHR com a PUCRS demonstra o quanto empresas de longa tradição estão atentas aos movimentos mundiais de inovação, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade onde estão inseridas”, aponta. Para o diretor da Feng (Faculdade de Engenharia da PUCRS), Carlos Alexandre dos Santos, esta cooperação proporcionará vivências com atividades desenvolvidas no ambiente fabril. “Isto permite que o aprendizado e a troca de experiências nas diversas áreas das Engenharias sejam baseados na resolução de problemas vivenciados no dia-a-dia da empresa”, considera.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração do IHR, nesta sexta-feira, 14 de agosto, o presidente do Conselho de Administração e fundador da Randon S.A Implementos e Participações, Raul Anselmo Randon; o diretor vice-presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, Alexandre Randon; o filho do homenageado que dá nome ao Instituto, Adriano Randon, e demais diretores da Companhia.