Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de fevereiro de 2025
Ao vencer o Monsoon por 2 a 0 na chuvosa tarde de sábado (15), o Inter assegurou o primeiro lugar geral na fase de grupos do Campeonato Gaúcho. O Colorado tem agora pela frente o Caxias, nas semifinais, com primeiro duelo no Estádio Centenário no próximo sábado (22), às 16h30min – o jogo de volta está marcado para uma semana depois (1º), às 21h30min, no Beira-Rio.
Se avançar contra o Caxias nas semifinais, o Inter decidirá o título contra Grêmio (em busca do Octa) ou Juventude.
A partida chegou a ser interrompida por meia hora, no primeiro tempo, devido ao alagamento do gramado pela chuva intensa que atingia Porto Alegre. Os atletas bem que tentaram prosseguir, mas o acúmulo de água impedia o andamento adequado da bola, motivando o árbitro a determinar a pausa.
Equipes do clube anfitrião entraram em campo com rodos e o tempo também acabou ajudando. A precipitação cessou (exceto por alguns poucos momentos de chuva fraca) e o confronto foi retomado. Essa foi a primeira vez em que os dois clubes se enfrentaram, já que o Monsoon (fundado em 2021) disputa pela primeira vez o Gauchão.
O duelo
No primeiro minuto, Bernabei errou um chute no campo de ataque porque a água atrapalhou. Três minutos depois, um passe de Borré, que deixaria Valencia na cara do gol, foi freado por uma poça. A situação também provocou erros nas duas tentativas do Monsoon. Por isso, aos 7 minutos, o árbitro Roger Goulart paralisou o confronto.
O Colorado, porém, permaneceu no ataque. Aos 33, num cruzamento da direita, a bola chegou à esquerda da área. Carbonero dominou e tocou em Borré dentro da área. O 19 viu Bruno Henrique chegando e tocou para trás. O camisa 8 chutou rasteiro, no canto direito de Max. Inter, 1 a 0.
Quatro minutos depois, Carbonero recebeu foi lançado na ponta esquerda e levantou à meia altura para Valencia no meio da área. O zagueiro Marcos Arthur, ao tentar desviar, contudo, jogou contra o próprio patrimônio. Inter, 2 a 0.
Depois do segundo gol, o Inter fez uma blitz no campo de ataque. Ajudado é claro por um gramado mais seco. Aos 41, Valencia perdeu boa chance. Em seguida, o equatoriano passou a Carbonero ao lado da área, mas o camisa 7 não aproveitou. As 44, o 13 colorado chutou em diagonal, mas Max fez boa defesa.
Com a cancha mais seca no segundo tempo, o Colorado conseguiu tocar melhor a bola e pressionar o Monsoon no seu campo. Com o placar resolvido, o time de Roger Machado administrava a partida. Nos poucos avanços do Monsoon, que não fazia força para tentar mudar o quadro, a defesa colorada resolvia na intermediária.
Aos 39, na sua estreia, Ramon aproveitou um passe de Cabornero. Só que Max, mais uma vez defendeu. Dois minutos depois, Wanderson fez boa jogada pela esquerda e cruzou. Ninguém apareceu. A bola sobrou na direita para Vitinho que tocou para Yago Noal. O garoto chutou cruzado para nova defesa do camisa 1 do Monsoon.
Ficha técnica
— Inter: Anthoni; Aguirre, Rogel, Victor Gabriel e Bernabei (Ramon); Ronaldo, Bruno Henrique (Thiago Maia) e Vitinho; Carbonero, Valencia (Lucca) e Borré (Wanderson). Técnico: Roger Machado.
— Monsoon: Anderson Max; João Garcia, Sidnei (Itaqui), Marcos Arthur (Adryel) e Jeder; Jhonata, Carlos Maia e Jarro Pedroso; Tony Júnior (Cris Magno), Leandro (Léo Bahia) e Tomi Montefiori. Técnico: Guilherme Weisheimer.
— Arbitragem: Roger Goulart, auxiliado por Juarez de Mello Júnior e Estefani Adriati Estrela da Rosa. VAR: Marcello Ignacio Domingues Neto.