Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2024
Nana Caymmi, de 83 anos de idade, continua internada na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, e está passando por um desmame de uma traqueostomia realizada recentemente. A informação foi confirmada nessa quinta-feira (19), pela assessoria do hospital no qual a cantora está internada desde agosto e permanece sem previsão de alta.
Segundo informações do boletim médico, a cantora, que é um dos maiores nomes da música brasileira, realizou o procedimento que realiza a abertura na traqueia para que o paciente consiga respirar sem obstrução. A nota afirma ainda que a filha do músico Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris “segue estável e sem previsão de alta”.
“A paciente está passando por um período de internação prolongada por estar fazendo reabilitação fisioterápica e fonoaudiológica. Além disso, também passa por um processo de desmame da traqueostomia”, afirmou o comunicado.
A hospitalização mais recente de Caymmi foi no dia 28 de agosto, dias depois de realizar uma cirurgia de implante de marca-passo para corrigir uma arritmia cardíaca. Antes disso, a cantora já tinha passado 18 dias internada.
A primeira internação aconteceu em 26 de julho, depois que Nana foi atendida na emergência do hospital apresentando arritmia cardíaca. Nana ficou na Unidade Coronariana até 7 de agosto, quando foi transferida para a Unidade Semi-Intensiva para o implante do marca-passo.
Para implantar o item, o cirurgião faz uma pequena incisão, de aproximadamente cinco centímetros na parte superior do tórax. Um eletrodo é conduzido pela veia até o coração. O médico conecta o eletrodo ao marca-passo e programa o dispositivo. A alta aconteceu em 13 de agosto.