O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (05) que está em “plena evolução” e “feliz” em compartilhar este sentimento com todos. Em mensagem, postada na sua conta no Twitter, o presidente desejou um “excelente” dia para todos. Nesta terça-feira, ele completou 11 dias de internação após a cirurgia para reconstrução do trânsito intestinal.
“Há um gigantesco diferencial entre informar com imparcialidade e fazer militância maldosa. Meu estado de saúde neste momento encontra-se em plena evolução e estou feliz em compartilhar este sentimento com todos! Um dia de cada vez! Uma excelente terça-feira a todos”, disse.
O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, informou que Bolsonaro foi submetido a tratamento com antibióticos após apresentar elevação da temperatura – 37,3 °C – e alteração de alguns exames laboratoriais, o que pode indicar processo infeccioso.
Prevista para esta semana, a alta médica foi adiada em sete dias. Exames de imagem mostraram uma “coleção líquida” ao lado do intestino na região da antiga colostomia, segundo o último boletim médico. O presidente está internado em unidade de cuidados semi-intensivos. Ele permanece em jejum oral, com sonda nasogástrica e nutrição parenteral (endovenosa) exclusiva.
Tomografia
O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, informou que uma tomografia realizada na tarde de domingo (03) em Bolsonaro descartou complicações cirúrgicas. “[O presidente] foi submetido à tomografia de abdômen que descartou complicações cirúrgicas. Encontra-se com sonda nasogástrica aberta [para retirada de acúmulo de líquido no estômago], em jejum oral e nutrição parenteral [por via venosa] exclusiva. Realiza fisioterapia respiratória e motora no quarto e segue com as medidas de prevenção de trombose venosa”. De acordo com os assessores, o resultado do exame de tomografia foi “tranquilizador”.
Música
O presidente se emocionou na sexta-feira (01) ao receber a visita de uma dupla de músicos em seu quarto, Mácia e Marco. Os dois interpretaram a canção “Evidências” em voz e violão, depois de ouvirem que o estilo musical preferido de Bolsonaro é o sertanejo. A dupla oferece músicas para os pacientes do Albert Einstein há mais de uma década. O presidente chegou a chorar e, ao divulgar o vídeo pelo Twitter, disse que foi “uma simples, mas grande homenagem”.
Indicação de Major
Na segunda-feira (04), Bolsonaro formalizou a indicação do deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) como líder do governo na Câmara. A escolha de Major Vitor Hugo (PSL-GO), de 41 anos, havia sido anunciada por Bolsonaro em sua conta no Twitter no último dia 14.
Na ocasião, o deputado também usou o Twitter para agradecer sua escolha para a liderança. “Força, presidente. Vamos juntos construir uma nova relação entre Executivo e Legislativo. O País precisa avançar nessa direção. Discussões em torno de ideias, independência e harmonia. Muito obrigado pela confiança.”