O interventor federal nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar a segurança pública no Distrito Federal, Ricardo Cappelli, afirmou, na madrugada desta segunda-feira (09), que a situação está “controlada” na unidade federativa.
“A situação no DF está controlada. Tudo será devidamente apurado. Os criminosos continuarão sendo identificados e punidos”, disse Cappelli, que é secretário-executivo do Ministério da Justiça.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na área da segurança no DF após as invasões das sedes dos Três Poderes, em Brasília. O decreto permanecerá em vigor até o dia 31 deste mês.
“O interventor fica subordinado ao presidente da República e não está sujeito às normas distritais que conflitarem com as medidas necessárias à execução da intervenção”, diz o decreto, que tem o objetivo de “pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública”.
Quem é Ricardo Cappelli?
Cappelli é jornalista e foi escolhido pelo ministro Flávio Dino para ser o segundo nome no comando do Ministério da Justiça. O interventor federal foi secretário de Comunicação de Dino quando o ministro governou o Maranhão.
Essa não é a primeira participação de Cappelli em um governo de Lula. Entre 2003 e 2006, o interventor atuou como secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.