Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Você viu? Investidores processam Neymar, Madonna e outras celebridades por promover Bored Ape sem revelar que receberam dinheiro

Compartilhe esta notícia:

Bored Ape Yacht Club: coleção de arte em NFT com desenhos de macaco faz sucesso.

Foto: Reprodução
Bored Ape Yacht Club: coleção de arte em NFT com desenhos de macaco faz sucesso. (Foto: Reprodução)

Um grupo de investidores dos Estados Unidos decidiu processar o criador da popular coleção de NFTs (tokens não fungíveis) do Bored Ape Yacht Club e artistas e jogadores que a promoveram, incluindo o brasileiro Neymar Jr., Madonna, Paris Hilton e Justin Bieber. Eles alegam que foram enganados ao serem incentivados a comprar as NFTs pelas celebridades, que não revelaram ter recebido incentivos financeiros para dar visibilidade aos tokens.

Entre os alvos da ação estão a Yuga Labs, startup de blockchain responsável pelas figuras digitais de macacos da coleção Bored Ape, além do agente de Hollywood Guy Oseary e a MoonPay USA, uma empresa controlada por Oseary.

Eles foram acusados na ação coletiva de se valerem da influência dessas celebridades para promover e alavancar de forma enganosa as vendas dos produtos financeiros da Yuga.

A “campanha promocional foi extremamente bem-sucedida, gerando bilhões de dólares em vendas e revendas”, sustentam os investidores na denúncia, apresentada no Tribunal Federal de Los Angeles, lembrando que os tokens mais tarde registraram uma forte desvalorização, prejudicando os compradores.

“Os endossos de celebridades e as promoções enganosas em relação ao lançamento de todo um ecossistema BAYC (o chamado metaverso Otherside) foram capazes de aumentar artificialmente o interesse e o preço das NFTs BAYC durante o período relevante, fazendo com que os investidores comprassem esses investimentos a preços drasticamente inflacionados”, completa a ação.

Na ação, o jogador brasileiro Neymar foi citado em uma página das 94 do texto de acusação, que reproduz tuítes como o de 20 de janeiro deste ano em que o jogador afirma “Eu sou um Ape!”, sem mencionar os incentivos recebidos. O tuíte teve cerca de 190 mil curtidas, 11 mil comentários e 13 mil retuítes.P

Este é o mais recente processo contra celebridades por suas promoções de produtos financeiros digitais. Pelo menos outros três processos de investidores contra celebridades que promoveram tokens de criptoativos sem mencionar os incentivos recebidos correm na Justiça dos EUA.

Um deles cita Gisele Bündchen, o ex-marido da modelo brasileira Tom Brady e Stephen Curry, astro de basquete do Golden State Warriors, por promoverem investimentos na FTX. Curry foi processado pelos investidores do BAYC, assim como Gwyneth Paltrow, Kevin Hart e Serena Williams, entre outros.

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, está investigando a Yuga Labs sobre se as vendas de seus ativos digitais violam a lei federal e se certos tokens não fungíveis da empresa com sede em Miami são mais parecidos com ações e devem seguir as mesmas regras de divulgação, informou a Bloomberg em outubro.

“Essas alegações são oportunistas e parasitárias”, disse o Yuga Labs em um comunicado por e-mail, referindo-se ao processo do BAYC. “Acreditamos firmemente que elas não têm mérito e esperamos provar isso.”

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Quanta sorte está envolvida em apostas esportivas?
Lançamento de novo satélite europeu promete melhores previsões meteorológicas
https://www.osul.com.br/investidores-processam-neymar-madonna-e-outras-celebridades-por-promover-bored-ape-sem-revelar-que-receberam-dinheiro/ Investidores processam Neymar, Madonna e outras celebridades por promover Bored Ape sem revelar que receberam dinheiro 2022-12-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar