Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de fevereiro de 2022
Programa investe em iniciativas que promovam melhoria na qualidade de vida dos gaúchos.
Foto: EBCOs investimentos anunciados pelo governo do Estado por meio do programa Avançar somam R$ 5,6 bilhões, considerando os valores apresentados até a semana passada. O programa destina recursos do Tesouro de forma transversal e estratégica, para aplicação até o final de 2022, em iniciativas que promovam melhoria na qualidade de vida dos gaúchos e acelerem o crescimento econômico e a competitividade do Estado. Algumas áreas tiveram suplementação de verba depois do lançamento.
O governador Eduardo Leite lembrou que o Avançar é o plano de investimentos mais robusto da história recente do Rio Grande do Sul. “Isso comprova a virada de jogo do Estado, que saiu de uma situação em que sequer conseguia pagar as contas do mês, os salários, fornecedores, devendo aos municípios, para uma realidade em que todas essas contas estão regularizadas, os salários em dia, com redução de impostos e ainda fazendo investimentos históricos. Em vários casos os anúncios que fizemos equivalem a muitos anos de investimentos. Como na Segurança Pública, por exemplo, em que o valor corresponde ao dobro da soma de tudo que foi investido pelo Estado nos últimos 13 anos”, disse.
O programa Avançar é composto por três eixos:
– Avançar com Sustentabilidade: projetos nas áreas ambiental, de tecnologia e de inovação;
– Avançar para as Pessoas: ações com foco na prestação de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, ação social, segurança e cultura;
– Avançar no Crescimento: apoio à atividade econômica, desonerações fiscais, logística e mobilidade.
Leite destacou que o momento vivido no Estado foi viabilizado pelas reformas estruturais realizadas, que permitiram um ajuste de contas e evitaram que as receitas extraordinárias das privatizações fossem drenadas apenas para pagamentos, podendo se tornar investimentos.
“Ainda temos espaço para novos anúncios a serem feitos e muito possivelmente vamos superar R$ 6 bilhões em diversas frentes. São recursos que certamente vão fazer a diferença no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida da população e que consolidam as conquistas das reformas estruturais que fizemos, garantindo um futuro melhor para o Estado”, projetou.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul