Ícone do site Jornal O Sul

Perícias médicas são retomadas na sede do IPE Saúde, em Porto Alegre

Instituto também retomou a realização das provas de vida para pensionistas. (Foto: Matheus Lopes/Ascom-IPE)

Na manhã desta segunda-feira (5), o IPE Saúde volta a realizar perícias médicas presenciais no seu edifício-sede, localizado na avenida Borges de Medeiros nº 1.945, bairro Praia de Belas, zona central de Porto Alegre. Danos causados ao prédio pelas enchentes de maio na região haviam motivado a transferência provisória dos procedimentos para o Centro Clínico do Hospital de Brigada Militar, desde a segunda metade de junho.

O conveniado deve providenciar o agendamento por meio do site ipesaude.rs.gov.br. É necessário chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência em relação ao horário marcado, de posse do cartão do instituto, documento de identificação com foto e laudo completo (já devidamente preenchido), além de eventuais exames solicitados pelo médico.

A logística de transporte público na região conta com diversas linhas de ônibus e lotação, a maioria passando pelo Centro Histórico em direção ao shopping center Praia de Belas, e estádio Beira-Rio e bairro da Zona Sul da cidade.

Casos que demandam perícia

Correção cirúrgica de linfedema.
Tratamento cirúrgico de linfedema ao nível do pé.
Linfedema – ressecação total.
Linfedema – ressecação parcial.
Linfedema genital.
Dermolipectomia (para abdômen em avental).
Pálpebra – reconstrução total (com ou sem ressecação).
Ptose palpebral – correção cirúrgica – unilateral.
Outros defeitos congênitos que não a microtia.
Reconstrução de unidade anatômica de nariz.
Correção da hipertrofia mamária (unilateral).
Diástase do reto abdominal.

Prova de vida

Já o IPE Prev retomou, dias atrás, a realização das provas de vida, suspensas desde maio por causa da situação de calamidade no Rio Grande do Sul. Pensionistas, aposentados e militares inativos do Regime Próprio de Previdência Social do Estado que fazem aniversário em agosto já podem realizar o procedimento normalmente.

Cabe ressaltar que a medida não se aplica aos pensionistas em grau de filho que estejam na condição estudante ou equiparados. Para estres, o Instituto de Previdência adota um regramento específico.

A prova de vida é obrigatória e consiste, basicamente, no recadastramento anual, para manutenção das pensões por morte. São solicitadas informações cadastrais como e-mail e número do telefone celular. Com isso, dificulta-se a realização de fraudes no pagamento do benefício. Em caso de dúvida, o site é ipeprev.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile