Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 19 de setembro de 2024
Após o conhecido Ming-Chi Kuo divulgar uma análise preliminar sobre a temporada de pré-venda da linha iPhone 16, o Bank of America também publicou um relatório completo que “assustou” o mercado. Isso resultou em uma queda de quase 3% nas ações da Apple, uma vez que os prazos de entrega da linha iPhone 16 Pro indicam que a demanda está baixa quando comparada com a da família iPhone 15 Pro.
O tempo médio para envio do iPhone 16 Pro é de aproximadamente 14 dias, mas isso chegava a 24 dias no caso do iPhone 15 Pro no ano passado. O iPhone 16 Pro Max, que é o modelo que mais gera lucros para a Apple, também tem ficado abaixo do esperado na temporada de encomendas.
Isso porque o seu tempo de envio é de 19 dias contra quase 32 dias do iPhone 15 Pro Max de 2023. Mais uma vez, os analistas indicam que a falta dos recursos de Inteligência Artificial no lançamento tem afastado os consumidores.
O fator chave da demanda menor do que o esperado pela série iPhone 16 Pro é a falta do principal ponto de venda: a Apple Intelligence, que não está disponível no lançamento. Com o Apple Intelligence chegando apenas no ano que vem em muitos países, as vendas da linha iPhone 16 podem acabar estacionando fora dos Estados Unidos.
Mas, muitos analistas não esperavam que isso fosse acontecer nos Estados Unidos. Os EUA estão muito mais fracos do que no ano passado, a menos que a Apple aumente massivamente a alocação de oferta.
Outra explicação para o tempo de envio ter diminuído também pode ser uma maior oferta de aparelhos logo no lançamento, uma vez que a linha iPhone 15 teve problemas de produção. Por isso, o mercado deve aguardar os próximos relatórios do varejo para fazer o diagnóstico completo da situação.
Aqui no Brasil
No Brasil, a pré-venda do aparelho começa na próxima semana, com preços variando entre R$ 7,8 mil e R$ 15,5 mil. Analistas do mercado estimam uma queda de 12,7% nas pré-vendas em comparação com o lançamento do iPhone 15.
“Um dos principais fatores para a demanda abaixo do esperado pela série iPhone 16 Pro é que o principal ponto de venda, Apple Intelligence, não está disponível no lançamento junto com o iPhone 16”, disse em relatório o analista da TF International Securities, Ming-Chi Kuo.
Apesar da desvalorização dos ativos em razão da baixa das expectativas com o novo aparelho, a Apple continua sendo a empresa de capital aberto mais valiosa do mundo, com um valor de mercado de cerca de 3,29 trilhões de dólares (R$ 18,13 trilhões).