Sábado, 23 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 1 de agosto de 2024
Além de servir para mandar e receber ligações e rodar aplicativos diversos, o sistema operacional iOS permite realizar algumas tarefas diferentes.
Foto: ReproduçãoO iPhone conta com alguns segredos escondidos – e outros nem tanto. Além de servir para mandar e receber ligações e rodar aplicativos diversos, o sistema operacional iOS permite realizar algumas tarefas diferentes, úteis e muitas vezes pouco conhecidas.
Copiar texto de imagens
A câmera do iPhone permite tirar uma foto e copiar qualquer texto escrito.
Basta abrir a imagem na galeria e clicar no símbolo [=] no canto inferior esquerdo da tela. Também funciona direto da câmera, sem tirar a foto. O texto inteiro será selecionado de forma automática. Se quiser, pode escolher apenas as partes que quiser para copiar. Depois, é só colar em um e-mail, mensagem ou nota.
Se a informação selecionada for um número de telefone, basta tocar nela e o discador abrirá automaticamente para fazer a ligação.
Escanear documentos
O aplicativo Notas vai um pouco além desse recurso de copiar texto das imagens. Ao criar uma nota, clique no botão da câmera para ver as opções – entre elas, a possibilidade de escanear documentos e textos.
A informação será copiada diretamente da imagem para a nota, em formato de texto que pode ser editado.
Proteger dispositivos roubados
O recurso Proteção de Dispositivo Roubado impede o acesso a partes sensíveis do iOS em caso de furto ou roubo (veja como proteger seus dados), como trocar a senha do ID Apple.
A funcionalidade cria um “adiamento de segurança” protegido por reconhecimento facial ou impressão digital.
Para conseguir alterar fora de um local considerado seguro pelo dono do aparelho (como a casa ou o escritório), é preciso autenticar por biometria (Face ID ou Touch ID) ou adicionar uma espera de 1 hora para poder fazer modificações.
Ative em Ajustes > Face ID/Touch ID e código > opção Proteção de Dispositivo Roubado.
Nessa parte, são duas opções: “Longe de locais familiares”, para ativar somente fora dos lugares marcados como seguros, ou “sempre”.
Se a opção “sempre” for selecionada, será preciso desativar o recurso nos ajustes do sistema para poder acessar o ID Apple, por exemplo.
Balance para apagar
Ao digitar alguma coisa e errar uma palavra, é só dar uma leve sacudida no iPhone para apagar o que estava escrito.
Antes, pode aparecer a mensagem “desfazer digitação”.
Se sacudir o aparelho de novo, a palavra apagada volta a surgir na tela.
Digite para falar
O iPhone permite usar uma voz predefinida no sistema para falar o que você digita – seja por alguma questão de acessibilidade ou não – ativando a Fala ao Vivo.
Para ativar, só ir a Ajustes > Acessibilidade > Fala ao vivo. Tudo que for digitado será lido pelo sistema.
Em português, o iOS utiliza vozes predefinidas. Se mudar para inglês, é possível usar a própria voz – parece esquisito, mas funciona.
Para funcionar, é preciso gravar 150 frases com a própria voz, em um quarto silencioso, e esperar algumas horas pelo processamento das informações.
A voz em inglês também pode ser usada em outros aparelhos da Apple, como iPads e MacBooks.