O Irã está disposto a mediar o conflito entre turcos e curdos na fronteira norte da Síria. O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, ofereceu-se para mediar o diálogo entre as partes.
A proposta de mediação ocorreu no quarto dia de ofensiva e com a comunidade internacional aumentando o tom da preocupação sobre as consequências para toda a região.
Os curdos, agrupados nas forças democráticas da Síria, revelaram que perderam 23 efetivos nas últimas horas, agravando para 45 o número total de baixas desde o início da ofensiva na quarta-feira.
Do lado da Turquia, há uma morte confirmada entre as forças militares.
Itamaraty diz que governo acompanha escalada de tensões
O Ministério das Relações Exteriores distribuiu neste sábado (12) nota à imprensa informando que “o governo brasileiro acompanha com grande preocupação a recente escalada de tensões na região nordeste da Síria. Os últimos acontecimentos já teriam vitimado número crescente de pessoas, inclusive civis, e gerado milhares de deslocados internos.”
Acrescenta que “o governo brasileiro exorta todas as partes envolvidas a exercerem o máximo de contenção e a cessarem as atividades militares, de modo a salvaguardar a integridade da população e da infraestrutura civis e a garantir acesso pleno, desimpedido e seguro à ajuda humanitária na região.”
Segundo o Itamaraty, “o governo brasileiro reitera que o único caminho para o fim do conflito na Síria é pela via política, com pleno respeito à Carta das Nações Unidas, ao direito internacional, à unidade, soberania e integridade territorial síria, e em estrita observância das resoluções pertinentes do Conselho de Segurança.”
O Itamaraty tem mantido contato regular com a comunidade brasileira residente na Síria. Até o momento, não há registro de nacionais entre as vítimas da recente escalada de tensões no nordeste sírio.
O núcleo de assistência a brasileiros do MRE (Ministério das Relações Exteriores) informou que “está à disposição para informações e esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, pelos telefones +55 61 2030 8803 e +55 61 2030 8804, e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br. Nos demais horários, poderá ser contatado o telefone do plantão consular da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty: +55 61 98197-2284.” As informações são da Agência Brasil.