Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2025
A família do cantor Freddie Mercury (1946–1991) não ficou nada satisfeita com o leilão dos pertences pessoais do músico, organizado por sua ex-namorada, Mary Austin. Segundo o jornal britânico The Sun, a irmã do vocalista do Queen, Kashmira Bulsara, investiu 3 milhões de libras de seu próprio dinheiro para adquirir vários dos itens leiloados pela ex-companheira de seu irmão.
Mary Austin namorou Freddie Mercury de 1969 até o final dos anos 1970. Após o término, eles continuaram próximos. Ela esteve ao lado dele e cuidou de sua saúde durante seus últimos anos de vida, sendo a principal beneficiária da herança do cantor. O sucesso “Love of my life” foi dedicado a Austin por Mercury.
Austin organizou o leilão de mais de 1.400 objetos de Mercury em 2023. A venda arrecadou mais de 40 milhões de libras esterlinas, e a maior parte do valor foi destinada à Mercury Phoenix Trust (uma organização de caridade criada pelos ex-companheiros de banda do Queen) e à Elton John AIDS Foundation.
Dos 40 milhões de libras arrecadados, 3 milhões saíram do bolso de Kashmira Bulsara. Segundo o The Sun, ela fez seus lances de forma anônima. “Kashmira ficou furiosa e enojada ao ver que tantos pertences de seu amado irmão estavam disponíveis para qualquer pessoa comprar. Por isso, antes do leilão, ela fez uma visita privada e anônima, acompanhada de (seu filho) Jamal e sua assistente, para ver quais itens ela gostaria de tentar adquirir”, disse a publicação.
No dia do leilão, a assistente de Kashmira foi pessoalmente à Sotheby’s e manteve contato telefônico constante com ela. Kashmira acompanhou o evento online e dizia à assistente quanto deveria ser ofertado por cada item. Com um orçamento generoso, ficaram satisfeitos com os valores finais, apesar de terem pago bem mais do que o estimado por cada peça.
“Kashmira obviamente entende o quanto Freddie era amado no mundo todo, mas ficou triste ao pensar que alguns de seus pertences mais preciosos não estavam com seus entes queridos”, revelou o jornal britânico.
As compras de Kashmira incluíram: uma jukebox, que custou £406.000; um colete com retratos dos seis gatos de Freddie, por £139.000; um casaco militar, por £457.000; oito páginas de letras da música “Killer Queen” (de 1974), por £279.000; um vaso transformado por Mercury em abajur, por £22.800; e uma camiseta, por £40.000.
Ao anunciar o leilão em 2023, Mary Austin explicou o motivo da venda dos pertences do ex: “Chegou o momento de tomar a difícil decisão de encerrar esse capítulo tão especial da minha vida.” A irmã de Freddie Mercury ainda não se pronunciou publicamente sobre a matéria do The Sun. A casa de leilões Sotheby’s afirmou que não comenta sobre a identidade de seus clientes nem sobre os valores que investem.