Kate Middleton, que está em tratamento contra um câncer, se tornará rainha da Inglaterra no dia em que o marido, o príncipe William, assumir o trono. Quando isso acontecer, a irmã dela, Pippa Middleton, deve assumir um papel importante dentro da Família Real, segundo a imprensa especializada, uma vez que Kate deve indicar a irmã caçula para ser sua dama de companhia real.
O cargo é bem comum entre a alta realeza e consiste em ser uma companhia para a princesa ou rainha e ajudá-la a coordenar suas atividades do dia a dia. A rainha Elizabeth II teve várias damas de companhia ao longo de seus 70 anos de reinado e várias delas estiveram presentes em seu enterro, em setembro de 2022.
A rainha Camilla também tem damas de companhia (seis, no total), mas em um modelo muito menos formal que o da sogra. Embora em português o nome seja o mesmo, há uma distinção entre o lady in waiting e o queen’s companion, o primeiro sendo muito mais elaborado e cheio de tarefas. Em geral, as damas de companhia são “bem nascidas” e fazem parte do mesmo círculo social, muitas vezes sendo primas ou irmãs.
Esse é o caso de Pippa que, ainda por cima, é a melhor amiga da irmã e sua grande confidente. “Pippa não é apenas a irmã mais nova de Kate, mas também sua melhor amiga leal até o fim”, disse uma fonte exclusiva à Life & Style. “Kate tem dificuldade em confiar em qualquer pessoa que não seja da família. Isso se tornou especialmente verdadeiro depois que ela se casou com William e se tornou membro da família real. Kate pode confiar em Pippa para qualquer coisa que ela precise desabafar”, afirmou a fonte.
Expert na realeza britânica, Kate Williams afirmou no programa The Royal Beat: Back in Time, que Pippa deve ser a escolhida para o cargo. “Acho que tradicionalmente, poderíamos esperar que Catherine nomeasse sua irmã Pippa, porque Catherine é tão famosa por ser próxima de sua família. Ela não tem companheiras porque é muito próxima de sua mãe e de sua irmã”, explicou, frisando o fato de Kate Middleton ser conhecida por ser reservada.
“As cartas, a correspondência, os e-mails estão crescendo a cada dia. Então, quando Catherine se tornar rainha, os níveis de passeios, os níveis de cartas, o nível de recepções, ainda exigirão essa assistência. Acho que ela terá que nomear algumas damas de companhia”, disse Williams, frisando que as damas de companhia ajudam a coordenar o que acontece nos bastidores, ao lado de profissionais especializados.
Pippa Middleton
Philippa, nome de batismo de Pippa, é a filha do meio de Carole e James Middleton e, assim como Kate, passou parte da infância na Jordânia, onde a família morou. Os Middleton são muito próximos – há ainda o irmão mais novo, James, de 37 anos. Quando as irmãs se formaram na universidade, Kate em Artes e Pippa em Literatura Inglesa, elas foram morar juntas no Chelsea, um bairro badalado de Londres.
Kate e Pippa chamaram a atenção da imprensa porque andavam no meio de muitos nobres, apesar de não serem da realeza, o que aumentou quando Kate, que trabalhava para a empresa de roupas Jigsaw, começou a namorar o príncipe William. Pippa, que era relações-públicas, ficou famosa no casamento da irmã, quando foi sua bridesmaid – dama de honra adulta – usando um vestido branco.
Kate retribuiu e foi dama de honra de Pippa quando ela se casou com o milionário James Matthews, em 2017. Ele é filho de um milionário e vai herdar uma propriedade gigantesca na Escócia, se tornando Lard of Glen Affric, o nome do local, que não chega a ser um título real, mas tem muito peso social.
Pippa é mãe de três crianças, Arthur, de 5 anos, Grace, de 3, e Rose, de 1. Em 2022, ela recebeu o título de mestre em Educação Física, Esporte e Alfabetização Física. “Sou apaixonada por esporte e exercícios e também adoro estar com crianças”, disse Pippa em um comunicado ao ser formar.
“Eu queria encontrar um tópico que combinasse esses dois e senti que não havia informação, conhecimento ou foco suficiente no desenvolvimento físico dos primeiros anos para as mães, particularmente”, explicou. “Eu queria aprender não apenas a ajudar meus próprios filhos, mas também continuar trabalhando na área para enfatizar a importância das crianças se movimentarem desde cedo”, afirmou.
Fã de esportes, Pippa corre, faz ciclismo, esquia e já participou de provas em que precisou pedalar por mais de 50 quilômetros. “Eu cresci no campo, então estar ao ar livre e envolvida em esportes [está] no meu sangue”, disse. “Como todos nós, enfrentei diferentes obstáculos e desafios(…) Mas a corrida e o esporte, em geral, têm sido uma luz constante na minha vida”, disse a irmã de Kate em uma rara entrevista em 2021.