Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de janeiro de 2020
O primeiro bebê do ano no município do Rio de Janeiro é um menino, que chegou ao mundo à 0h01 desta quarta-feira (1°), pesando 2,860 quilos e medindo 49 centímetros. Ele é irmão do último bebê de 2019, uma menina, nascida às 23h58min de terça (31), que nasceu com 2,460 quilos e 47 centímetros. As informações são do portal de notícias G1.
Nascidos em anos diferentes no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, os gêmeos Rian e Gabriele são filhos da caixa de farmácia Jozeni Silva de Lima, de 40 anos.
A mamãe chegou ao hospital às 23h10min, já em trabalho de parto, e seguiu direto para o Centro Obstétrico. Prematuras de 35 semanas de gestação, as crianças nasceram de cesariana, na presença do pai, Rodrigo Faustino da Silva.
Os gêmeos são o terceiro e quarto filhos do casal, que mora em Bangu, na Zona Oeste da cidade. O parto foi realizado pela obstetra Carla Galhardo e equipe. Jozeni já é mãe de um rapaz de 20 anos de um relacionamento anterior e os gêmeos são os primeiros filhos do casal.
Já o primeiro bebê a nascer na rede estadual do RJ foi Angelo Gabriel Marques Santos, em Mesquita, na Baixada Fluminense. Ele veio ao mundo às 0h02min no Hospital da Mãe, com 45 centímetros e 2.335 gramas.
O menino é o primeiro filho do casal Jorge Antonio Marques, de 39 anos, e Cíntia Valéria Santos da Silva, de 35 anos, moradores da Chatuba. Cíntia já tem outros dois filhos, Maicon, de 19 anos, e Juan, de 17.
Nascimentos no mundo
Estimativa do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), divulgada nesta quarta-feira (1º) em Nova York, Estados Unidos, indica o nascimento de 392.078 crianças em todo o mundo no primeiro dia do ano, dedicado à Confraternização Universal. Para 2020, o Unicef recomenda a adoção de medidas importantes pelos governos para que os recém-nascidos possam sobreviver, sobretudo em nações mais pobres.
A campanha Every Child Alive (Toda Criança Viva) do Unicef pede que sejam feitos investimentos imediatos no treinamento de profissionais de saúde, e que estes sejam equipados com os medicamentos certos “para garantir que todas as mães e recém-nascidos sejam atendidos por mãos seguras para prevenir e tratar complicações durante a gravidez, parto e nascimento”.
A diretora executiva do Unicef, Henrietta Fore, destacou que o início de um novo ano “é uma oportunidade para refletir sobre nossas esperanças e aspirações, não apenas pelo nosso futuro, mas também pelo futuro daqueles que virão depois de nós”. Acrescentou que à medida que o calendário muda todo mês de janeiro, “somos lembrados de todas as possibilidades e potencialidades de cada criança embarcando na jornada de sua vida – se elas tiverem essa chance”.
Segundo Fore, muitas mães e bebês não estão sendo atendidos por profissionais treinados e equipados, como parteira ou enfermeira. “E os resultados são devastadores. Podemos garantir que milhões de bebês sobrevivam ao primeiro dia e continuem vivos se cada um deles nascer por um par de mãos seguro”, concluiu a diretora executiva.