Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de maio de 2020
O isolamento social é defendido por autoridades sanitárias como forma de evitar propagação do coronavírus
Foto: Rovena Rosa/Agência BrasilUm estudo da SPE (Secretaria de Política Econômica) do Ministério da Economia, divulgado na terça-feira (12) estimou que o custo do isolamento social para a economia do País é de R$ 20 bilhões por semana.
Segundo o documento, o custo imediato foi estimado com base em levantamento detalhado de informações para os 128 produtos da Tabela de Recursos e Usos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O isolamento social é defendido por autoridades sanitárias, incluindo a OMS (Organização Mundial da Saúde), como forma de evitar propagação veloz da Covid-19 e o colapso do sistema hospitalar.
O estudo do Ministério da Economia afirma que os impactos econômicos podem ser divididos em três pontos: impacto imediato diante das restrições à produção e ao consumo; duração do período de recuperação; e impacto sobre a trajetória de longo prazo da economia.
No caso do efeito sobre a trajetória de longo prazo da economia, o documento alerta que as projeções podem ser muito piores caso a paralisação dure por um período maior do que até 31 de maio. A SPE destaca que os efeitos da quarentena não se dão somente para o período em que vigora, mas tem efeitos para os trimestres e anos posteriores.