Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Israel declara Estado de guerra após ataques do Hamas

Compartilhe esta notícia:

A guerra “foi imposta ao Estado de Israel num ataque terrorista assassino a partir da Faixa de Gaza” diz o comunicado. (Foto: A guerra “foi imposta ao Estado de Israel num ataque terrorista assassino a partir da Faixa de Gaza” afirmou o comunicado do governo. 

Foto: Reprodução
Israel e Hamas fecharam um acordo para libertar 50 reféns em troca de uma pausa no combate. (Foto: Reprodução)

O gabinete de segurança de Israel declarou oficialmente Estado de guerra, de acordo com a assessoria de imprensa do governo neste domingo (8).

A guerra “foi imposta ao Estado de Israel num ataque terrorista assassino a partir da Faixa de Gaza” afirmou o comunicado do governo.

A declaração de guerra foi tomada de acordo com o Artigo 40 da Lei Básica de Israel, informou a assessoria de imprensa. Israel não tem uma constituição escrita, mas as suas 13 Leis Básicas cumprem uma função semelhante.

O principal oficial das Forças de Defesa de Israel encarregado das atividades nos territórios palestinos afirmou, após os ataques, que o Hamas “abriu as portas do inferno”.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu prometeu que o país “se vingará poderosamente” pelo ataque de militantes palestinos.

Reféns

As Forças de Defesa de Israel (FDI) estão tentando contabilizar o número exato de reféns levados para Gaza. O porta-voz internacional dos militares enfatizou a natureza “complicada” da situação à CNN neste domingo. O tenente-coronel Richard Hecht afirmou que as FDI entendem que “dezenas” de reféns foram levados para Gaza.

“Como a vida aqui é muito sagrada, estamos nos certificando de que entendemos os números com exatidão”, acrescentou Hecht.

As FDI atacarão “severamente dentro da Faixa de Gaza” em resposta à incursão do Hamas, disse Hecht.

O tenente-coronel declarou que os militares esvaziarão as comunidades israelenses ao redor de Gaza e “farão tudo o que puderem para minimizar os danos colaterais e expulsar as pessoas que não estão envolvidas”. Hecht destacou à CNN que o objetivo principal das FDI é “estabilizar a defesa, proteger a fronteira” e “cuidar das comunidades”.

“Nossos objetivos provavelmente serão decididos hoje, amanhã pelo governo, mas fazendo isso de forma composta.”

Hecht informou, ainda, que as FDI estão prontas caso a violência em Gaza se espalhe para a Cisjordânia ou para a fronteira norte de Israel com o Líbano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Rio Grande do Sul registra 16 trechos de rodovias com bloqueios totais ou parciais
Sine Municipal de Porto Alegre oferta quase 1.400 vagas de emprego nesta semana
https://www.osul.com.br/israel-declara-estado-de-guerra-apos-ataques-do-hamas/ Israel declara Estado de guerra após ataques do Hamas 2023-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar