Terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Israel diz que Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, foi morto em ataque em Beirute

Compartilhe esta notícia:

Morte de Hassan Nasrallah foi confirmada pelo Hezbollah. (Foto: Reprodução)

O exército de Israel afirmou, nesse sábado (28), que Hassan Nasrallah, líder do grupo libanês armado Hezbollah, foi morto no ataque aéreo do dia anterior em Beirute, no Líbano. O grupo confirmou que ele foi morto, mas não informou como.

A morte do líder não é apenas um duro golpe para o Hezbollah, mas também para o Irã, removendo um aliado influente que ajudou a transformar o Hezbollah no eixo de grupos aliados de Teerã no mundo árabe.

Um membro sênior da Guarda Revolucionária do Irã, o vice-comandante Abbas Nilforoushan, também foi morto em ataques israelenses em Beirute, informou a mídia iraniana nesse sábado.

Caças israelenses atacaram o quartel-general do grupo, localizado em uma área dos subúrbios ao sul da capital conhecida como Dahiyeh, disseram os militares israelenses em comunicado.

Em comunicado, o Hezbollah disse que continuaria sua batalha contra Israel “em apoio a Gaza e à Palestina, e em defesa do Líbano e do seu povo firme e honrado”.

A TV Al-Manar do Hezbollah transmitiu versos do Alcorão após o anúncio da morte. Rajadas de tiros foram ouvidas em Beirute.

Ataque

O ataque aéreo dessa sexta-feira (27) – uma sucessão de explosões extremamente poderosas que deixaram uma cratera de pelo menos 20 metros de profundidade – abalou Beirute. Israel realizou novos ataques aéreos na área e de forma mais ampla no Líbano neste sábado.

O Exército de Israel havia dito anteriormente que Nasrallah foi eliminado em um “ataque direcionado” à sede subterrânea do grupo, sob um edifício residencial em Dahiyeh – subúrbio ao sul de Beirute controlado pelo Hezbollah.

Afirmou ainda que ele foi morto junto com outro líder importante do Hezbollah, Ali Karaki, e outros comandantes.

“O ataque foi conduzido enquanto a alta cadeia de comando do Hezbollah operava a partir do quartel-general e promovia atividades terroristas contra os cidadãos do Estado de Israel”, declarou.

Israel intensificou significativamente os ataques aéreos no Líbano, matando vários comandantes importantes do Hezbollah e centenas de outras pessoas em vastas áreas do país.

As FDI disseram que tinham como alvo o que alegam serem edifícios usados ​​pelo Hezbollah como centros de comando, produção de armas e locais de armazenamento. O Hezbollah negou que as suas armas estejam armazenadas em edifícios civis alvo de ataques israelenses.

Duro golpe

A morte de Nasrallah é, de longe, o golpe mais significativo em um período devastador para o Hezbollah, que começou há cerca de 15 dias com a explosão de milhares de dispositivos de comunicações sem fio utilizados pelos seus membros.

Nasrallah transformou o Hezbollah no grupo não estatal mais fortemente armado da região – comandando seguidores dedicados em todo o Líbano, Iraque, Síria e Iêmen. É a força política mais dominante no Líbano assolado pela crise. Grande parte do mundo ocidental designou o Hezbollah como organização terrorista.

Mortes

Mais de 720 pessoas foram mortas no Líbano desde a escalada do conflito na segunda-feira, de acordo com o Ministério da Saúde libanês.

Segundo as Nações Unidas, o número de pessoas deslocadas do sul do Líbano devido ao conflito mais do que duplicou, sendo atualmente mais de 211.000. Pelo menos 20 centros de cuidados de saúde primários foram encerrados em zonas duramente atingidas do Líbano, informou o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Brasil boicota discurso do primeiro-ministro de Israel na ONU
Líder supremo do Irã, que apoia o Hezbollah, diz que Israel “vai se arrepender de suas ações”
https://www.osul.com.br/israel-diz-que-hassan-nasrallah-lider-do-hezbollah-foi-morto-em-ataque-em-beirute/ Israel diz que Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, foi morto em ataque em Beirute 2024-09-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar