Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de outubro de 2023
As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram nesta segunda (23) que eliminaram cinco comandantes militares do Hamas desde o início da guerra. A declaração foi publicada no perfil da rede social ‘X’, conhecida como Twitter.
“As Forças Armadas de Israel, dirigidas pela Shin Bet (agência de inteligência israelense), eliminaram cinco comandantes da formação aérea da organização terrorista Hamas desde o início dos combates”, disse a publicação.
“A formação aérea da organização terrorista Hamas utiliza uma variedade de ferramentas contra o Estado de Israel. A formação teve participação significativa no ataque contra Israel no início da guerra, e nos últimos dias a Força Aérea eliminou vários comandantes da formação.”
De acordo com Israel, os comandantes mortos são:
– Murad Abu Murad, comandante da formação aérea na cidade de Gaza;
– Moed’ Abdel Rahman, responsável pelo portfólio de treinamento na Cidade de Gaza;
– Othman Hamdan, oficial de Defesa Aérea do Batalhão Zabra Tel Elhua;
– Machud El Rifi, gerente de abastecimento na cidade de Gaza;
– Essan Shalouf, chefe de treinamento do sistema de defesa aérea no norte da Faixa de Gaza;
Durante a madrugada de segunda-feira (23), as Forças Armadas de Israel afirmaram ter feito operações pontuais por terra no norte da Faixa de Gaza. Segundo Israel, 320 alvos foram atingidos em um único dia.
Os oficiais que os militares israelenses alegaram ter matado incluem três na cidade de Gaza, um no norte da Faixa de Gaza e um oficial do Batalhão Zabra Tel Elhua do Hamas. Uma célula de lançamento de mísseis terra-ar do grupo armado também foi eliminada, segundo as FDI.
“O conjunto aéreo do Hamas opera uma variedade de armas contra o Estado de Israel. O conjunto teve um papel significativo no ataque contra Israel no início da guerra e, nos últimos dias, a Força Aérea de Israel eliminou vários comandantes do conjunto”, destaca a nota das FDI.
O Hamas não comentou as alegações sobre as mortes dos comandantes até o momento.
Mortes em Gaza
As mortes na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre o Hamas e Israel subiram e passaram da marca das 5 mil nesta segunda-feira (23), de acordo com o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas.
De acordo com a pasta, 5.087 pessoas morreram no território por conta de bombardeios.
Em Israel, foram confirmadas em torno de 1,4 mil mortes. Com o novo número, o balanço total de mortes na guerra é agora de 6.489.