Diplomatas diretamente envolvidos na visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Joe Biden projetam uma visita do presidente norte-americano ao Brasil em 2024.
O ano é simbólico pois data dos 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países. Foi quando os Estados Unidos reconheceram o Império do Brasil em um encontro ocorrido em 26 de maio de 1824 entre o então presidente James Monroe e José Silvestre Rebello, então encarregado de Negócios do Brasil junto aos Estados Unidos.
A ideia do governo brasileiro é que a efeméride seja comemorada no Brasil com a retribuição da visita de Lula a Biden nos Estados Unidos. E que haja a possibilidade de o encontro avançar para uma agenda mais econômica, tendo em vista que a reunião bilateral desta sexta-feira (10) é considerada estritamente política.
A perspectiva é de que, a partir desta sexta-feira (10), todos os processos bilaterais econômicos e comerciais possam ser deslanchados para serem concluídos em 2024. Isso envolve por exemplo avanços em trocas na área de ciência e tecnologia relacionada a economia verde, biocombustíveis, energia e semicondutores.