Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de outubro de 2022
Tricolor chegou a abrir 2 a 0, mas cedeu o empate. Na próxima e última rodada precisa de um empate com o Brusque para garantir a segunda colocação no campeonato
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPAJogando fora de casa e praticamente sem titulares na noite desta sexta-feira (28), o Grêmio empatou em 2 a 2 com o Tombense-MG pela penúltima rodada da Série B do Brasileirão. O placar fez o Tricolor (já garantido na Primeira Divisão desde a rodada anterior) chegar a 62 pontos – um empate contra o Brusque-SC na quinta-feira (3) dará ao time gaúcho o vice-campeonato do torneio.
O Tricolor saiu na frente, com gols marcados por Elkeson e Gabriel Silva respectivamente aos 7 e aos 17 minutos de bola rolando – ambos em cobranças de penalidade. Mas a equipe anfitriã conseguiu descontar aos 29 minutos e igualar tudo quando o cronômetro assinalava 31 minutos do segundo tempo.
Já para o Tombense, o resultado serviu para eliminar o risco de rebaixamento, ao garantir por antecipação a manutenção do clube mineiro na Segunda Divisão em 2023.
A partida
O técnico Renato Portaluppi escalou uma equipe alternativa para o duelo, mesclando atletas titulares e reservas. Logo nos primeiros minutos de jogo, o Tricolor já buscou o primeiro ataque, após cruzamento de Emerson, mas a defesa adversária afastou.
A pressão prosseguiu e, com cinco jogados, Elkeson foi derrubado na área, fazendo a arbitragem marcar pênalti. O camisa 9 bateu e converteu, abrindo o marcador.
Após o primeiro gol, o Grêmio seguiu no ataque, incomodando os adversários. Porém, com 13’ jogados o Tombense conseguiu finalizar pela primeira vez. No lance, Jean Lucas chutou de fora da área. A bola foi pela linha de fundo.
Logo após o susto, o Tricolor voltou ao ataque e, mais uma vez, Elkeson sofreu pênalti. Dessa vez, Gabriel Silva bateu, ampliando o placar.
Os adversários pressionaram a partir dos 20’. Everton Galdino e Renatinho tentaram furar a meta de Gabriel Grando, mas o arqueiro Tricolor estava atento e fez a defesa. O ponteiro passava dos 28’ quando o goleiro gremista não conseguiu defender o chute forte de Jean Lucas, que descontou.
A equipe gremista queria mais e, depois de sofrer o gol, seguiu tentando trocar passes para chegar ao ataque. Aos 36’, Gabriel Silva cobrou falta com perigo e fez o goleiro adversário afastar a oportunidade de soco. Um minuto depois, Leo Gomes arriscou de longe com um chute forte e, mais uma vez, Felipe Garcia afastou.
O segundo tempo começou sem trocas na equipe gremista e, diferente da etapa inicial, a partida iniciou truncada e sem grandes chances de gol. Por conta disso, as equipes trocavam muitos passes no meio de campo.
Sem finalizações de perigo, aos 22’, o técnico Renato Portaluppi realizou as primeiras trocas na equipe. Lucas Silva e Bitello entraram nas vagas de Villasanti e Lucas Leiva.
O ponteiro passava dos 24’, quando o Tricolor se salvou. Na oportunidade, Roger Carvalho errou uma cabeçada, quando estava de frente para o gol. Nos minutos seguintes, o Tombense passou a pressionar a equipe gremista e encontrou o gol de empate aos 31’, com Renatinho, que apareceu sozinho e conseguiu furar a meta de Grando.
Para buscar a vitória, com 34’ jogados, o atacante Janderson entrou no lugar de Emerson. Foi então que o Grêmio partiu para cima, mas as finalizações paravam na defesa.
Ficha técnica:
– Tombense: Felipe Garcia; Diego Ferreira, Ednei, Roger Carvalho e Manoel; Guilherme Rend (Igor Henrique), Zé Ricardo e Jean Lucas (Rodrigo); Everton Galdino (Matheus Frizzo), Renatinho e Ciel (Keké). Técnico: Bruno Pivetti.
– Grêmio: Gabriel Grando; Léo Gomes, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa (Nicolas); Villasanti (Lucas Silva), Thiago Santos, Lucas Leiva (Bitello) e Gabriel Silva; Elkeson (Rodrigo Ferreira) e Emerson (Janderson).
Técnico: Renato Portaluppi.
– Arbitragem: Paulo Roberto Alves Junior (PR), auxiliado por Rafael Trombeta (PR) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP).