Tem razão o presidente Jair Bolsonaro quando afirma que “é uma vergonha uma CPI do Senado ter um relator como Renan Calheiros, especialista em corrupção”. A declaração do presidente tem base em fatos reais: Renan Calheiros, o relator da CPI do Senado, que Fernando Henrique Cardoso teve a coragem de nomear como ministro da Justiça do seu governo, acumula 21 inquéritos por corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes correlatos.
Destes inquéritos, 11 já foram transformados em denúncias e protocolados no STF para início de processos criminais. Todos eles adormecem no STF, ao contrário da maioria das denúncias com conteúdo político ofertadas por partidos de oposição contra o Governo Federal, que são despachadas em prazo recorde pelos ministros do Supremo.
Governador gaúcho sugere multar Jair Bolsonaro
Em busca de protagonismo no debate com o presidente Jair Bolsonaro, o governador do Rio Grande do Sul, o tucano Eduardo Leite, que se apresenta como pré-candidato à presidência da Republica, produziu ontem mais uma tentativa. Agora, o governador gaúcho defende que o presidente Jair Bolsonaro seja multado na sua próxima vinda ao Estado, caso descumpra as normas sanitárias atualmente em vigor. Até agora, Bolsonaro não tem respondido às provocações do governador gaúcho, evitando projetá-lo como oponente.
Ministro Kássio Marques vai decidir sobre tarifaço de Doria que onera a saúde
Está na mesa do ministro Kassio Marques,do STF, a (ADI) Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pela Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), que tenta reverter decisão do governador de São Paulo João Dória, que acaba com o fim da isenção do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre materiais e medicamentos de saúde. A AGU (Advocacia Geralda União) e a PGR (Procuradoria Geral da República) já se manifestaram nos autos, pela procedência do pedido da Anahp. A medida entrou em vigor em janeiro deste ano, e permite que as alíquotas subam até 18% para produtos como medicamentos genéricos, remédios usados no tratamento do câncer, equipamentos cirúrgicos para e pessoas com deficiência, como cadeiras de roda.
Avante filia vice-prefeito de Canoas
Uma live nas redes sociais marcou o anúncio feito pelo partido Avante da filiação do vice-prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques. O evento teve a participação do presidente nacional do partido, Luis Tibé, do presidente estadual, Anderson Dorneles, e do prefeito de Canoas, Jairo Jorge que elogiou a trajetória do seu vice.
O presidente nacional do Avante, Luís Tibé destacou o trabalho que vem sendo feito no Estado. “Esta é uma gestão séria com pessoas trabalhando em prol da sociedade gaúcha. É uma alegria muito grande ter novos quadros no partido. Agora, estaremos mais fortes com a chegada do Dr. Nedy e com a experiência do presidente estadual Anderson Dorneles que tem muito carinho pela cidade de Canoas”, completou Tibé, lembrando que a direção estadual gaúcha iniciou seu trabalho há menos de dois meses.