Sábado, 04 de janeiro de 2025
Por Flavio Pereira | 29 de março de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Ao reassumir a prefeitura de Canoas, terceira maior cidade gaúcha (350 mil habitantes), atrás apenas de Porto Alegre e Caxias do Sul, o prefeito Jairo Jorge (PSD) denunciou ter encontrado “a pior crise administrativa e financeira de Canoas, desde que foi criada a Lei de Responsabilidade Fiscal (05/2000)”. Prometeu examinar todos os atos do seu antecessor, o vice-prefeito Nedy de Vargas (Avante), e criar a figura da “autoridade de Transparência” que funcionará ao lado da Controladoria do município. Afastado da prefeitura de Canoas há exatos 362 dias a pedido do Ministério Público estadual, que realizava investigações dentro da Operação Copa Livre, Jairo Jorge (PSD), reassumiu o cargo nesta terça-feira (28). Garantiu que “mantenho a confiança e o respeito na Justiça e no Ministério Público, que cumpriram com seu dever dentro do estado democrático de direito. Tanto assim, que já combinei com meus advogados que sobre estas investigações, apenas me manifestarei nos autos do processo”. O afastamento da medida cautelar terminou na segunda (27) e o processo que motivou o afastamento foi remetido do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) para a Justiça Federal, na última quinta-feira (23).
Citação a Leonel Brizola
Jairo lembrou uma frase do ex-governador Leonel Brizola: “a política adora a traição, mas não perdoa o traidor”, recado explicito ao seu vice, Nedy de Vargas, que, no exercício do cargo de prefeito, desmontou sua equipe de governo e tentou aprovar um pedido para a sua cassação, que terminou arquivado pela Câmara de Vereadores, por 17a 1.
Enquanto sofreu a traição do vice, Jairo Jorge comentou ontem o contraste “da atitude ética e respeitosa do deputado federal Luis Carlos Busato, União Brasil, meu adversário politico, que mostrou como se faz politica em alto nível, e em nenhum momento me pré-julgou ou atacou. Quero contar com o deputado Busato como representante dos canoenses em Brasília, para atender as demandas da população”.
Jairo Jorge denuncia calote em fornecedores da prefeitura
Jairo sinalizou que, diante do descalabro financeiro e administrativo em que se encontra a prefeitura, adotará uma série de medidas para restabelecer serviços essenciais em especial na saúde, iluminação e coleta de lixo. Como exemplo, apontou que “existem fornecedores que sofreram um calote, e não recebem desde agosto do ano passado, e dezenas de empenhos cancelados”. Disse vai zerar a administração revendo nomes e prioridades, e anunciou que “nos próximos 15 dias definirei a equipe que vai estar à frente da administração até 31 de dezembro de 2024”, já confirmado a retomada imediata de ações que marcaram a sua gestão, como o “Prefeitura nos bairros”, que recomeça neste sábado.
Acredite: Petista presidente da Apex critica agronegócio brasileiro na China
Presidente da Apex, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o petista Jorge Viana assustou ontem a grandes compradores internacionais, ao fazer o jogo dos concorrentes e afirmar durante evento em Pequim, na China, que a produção de grãos e a pecuária brasileira padeceriam de “problemas ambientais”. O discurso do petista, que aparentava estar sóbrio, agradou aos concorrentes do Brasil na Europa, e causou mal-estar nos empresários brasileiros presentes ao evento, e em especial no ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que vem incentivando o maior volume de exportações brasileiras para a China.
Thereza Cristina vê tentativa de derrubar economia do País
A ex-ministra da Agricultura, Senadora Thereza Cristina rebateu a fala de Viana, afirmando em sua conta pessoal do Twitter: “A Apex sempre promoveu as exportações, onde o agro é campeão. Que Apex é essa que acusa o agro de desmatar a Amazônia diante de nossos maiores clientes, na China? Querem derrubar de uma só vez a imagem do país, o saldo comercial e o PIB? É muita insensatez!”.
Lira anuncia CPI par investigar crimes do MST
Após protocolar, com apoio Frente Parlamentar da Agropecuária um pedido para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar as invasões de propriedades pelo MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) recebeu sinal positivo do presidente da Câmara, Arthur Lira. O cronograma da instalação dos trabalhos ainda não foi definido.
Porto de Montevidéu controlado pelo narcotráfico
O informativo Dialogo Americas alerta para o controle do porto de Montevideo pelo narcotráfico, movimentando cerca de 50 mil containers anualmente. A reportagem destaca o incremento da presença de grandes organizações internacionais “como [la mafia italiana] ‘Ndrangheta y el [grupo criminal de Brasil] Primer Comando de la Capital, para utilizar al puerto de Montevideo como punto de salida de cocaína con destino a Europa”.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.