Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 6 de julho de 2024
A Colômbia é mais uma classificada à semifinal da Copa América. Nesse sábado (6), no State Farm Stadium, em Phoenix (EUA), os Cafeteros enfrentaram o “azarão” Panamá pelas quartas de final e passaram de fase sem sustos e com uma sonora goleada por 5 a 0.
Os colombianos enfrentarão o Uruguai, que também nesse sábado eliminou o Brasil nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar em jogo em Las Vegas.
No outro lado da chave, a semi já está definida, com a Argentina encarando o Canadá, nesta terça (9), às 21h, em Nova Jersey.
Destaque da Colômbia nesta Copa América, James Rodríguez, meia que ainda pertence ao São Paulo, teve uma atuação monstruosa. E o camisa 10 participou dos três primeiros gols da vitória de sua seleção, o que configurou um recorde na competição.
Nunca, em toda a história da Copa América, um jogador participou de 3 gols (marcando ou dando assistência) no primeiro tempo de um duelo no mata-mata.
Agora, James soma 5 assistências e 1 gol nos 4 jogos que disputou nesta edição nos Estados Unidos.
Jogo
No Arizona, a seleção colombiana não teve qualquer dificuldade de impor o seu domínio e resolveu rapidamente a partida.
Logo aos 8 minutos, James cobrou escanteio pela direita e encontrou Jhon Córdoba, que meteu a cabeça na bola dentro da área e inaugurou o marcador.
Menos de 10 minutos depois, Jhon Arias, do Fluminense, sofreu pênalti, e o camisa 10 pegou a bola para bater. Com muita categoria, James fez e anotou o seu primeiro tento nesta Copa América.
E ainda teve tempo para mais no primeiro tempo. James cobrou falta rápido, e Luis Díaz, atento, viu o goleiro panamenho “dormindo” e mandou direto para o gol para o 3 a 0. Tudo isso em apenas 41 minutos de bola rolando.
Na etapa final, mais um gol “brasileiro”. E para tornar o placar em goleada. Aos 25, Richard Ríos, do Palmeiras, pegou a sobra após Daniel Muñoz ser desarmado e, de longe, bateu de primeira para o 4 a 0.
Nos acréscimos, a Colômbia ainda teve mais um pênalti marcado a seu favor, após Arias ser atropelado por Córdoba dentro da área. E quem cobrou foi o ex-Palmeiras e Grêmio Miguel Borja, que fechou o placar em 5 a 0.
Jornais
A atuação de gala de James rendeu uma enxurrada de elogios da imprensa internacional. A começar pela versão colombiana do jornal espanhol As.
“James volta a reinar… James Rodríguez vestiu seu melhor terno, pegou a varinha mágica e nos fez viajar no tempo até a Copa do Mundo de 2014, quando o colombiano se tornou figura mundial e conquistou a contratação pelo Real Madrid. Mas estamos em 2024 e o canhoto de 32 anos fez uma verdadeira exibição contra o Panamá”.
Em seguida, o Marca, da Espanha, também se rendeu ao camisa 10 colombiano e o cravou como o “melhor jogador” desta Copa América até o momento.
“James abre canal para o Panamá e coloca Colômbia nas semifinais… O 10 tem insistido em lembrar ao mundo seu nome, caso algum ignorante acreditasse que ele já havia se aposentado ou que sua magia havia acabado. É, sem dúvidas, o melhor jogador até o momento na Copa América . E vamos ver quem diz agora que, com James neste nível e já nas semifinais, eles não deveriam sonhar em levantar o título.”
O Olé, da Argentina, ainda destacou a campanha colombiana nos Estados Unidos – chegando a 27 jogos de invencibilidade e cravou: “A Colômbia mete medo”.