Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 27 de janeiro de 2025
A Operação Verão já resultou em um número significativo de resgates, especialmente no início da temporada
Foto: O SulCom a chegada da temporada de veraneio, o litoral gaúcho recebe um grande número de turistas e gaúchos em busca de lazer e descanso. O aumento da movimentação, inclusive de visitantes de países vizinhos, traz consigo um risco maior de afogamentos, o que exige atenção redobrada das autoridades. Para garantir a segurança nas praias e balneários, a Operação Verão, que começou em dezembro do ano passado, conta com mais de 940 guarda-vidas atuando nas áreas litorâneas e nos balneários do estado. A ação já resultou em um número significativo de resgates, especialmente no início da temporada.
De acordo com o coronel Vinícius Lang, do Corpo de Bombeiros, o começo da temporada foi bastante agitado. “O mar claro, a água quente, é bastante convidativo para os banhistas, então tivemos um número bastante acentuado de salvamentos e prevenções, mas agora esse número já está estabilizado”, afirma.
Em áreas onde há a atuação de guarda-vidas, o Rio Grande do Sul não registra mortes por afogamento há cinco anos, um resultado positivo que, segundo o coronel, é fruto dos investimentos em novos equipamentos e na qualificação dos profissionais.
Apesar dos esforços contínuos para evitar acidentes, é fundamental que os veranistas também adotem medidas de segurança para garantir a diversão sem imprevistos. As principais orientações são manter-se perto das áreas de atuação dos guarda-vidas, prestar atenção nas bandeiras sinalizando as condições do mar, preferir nadar em águas rasas e, sempre que possível, nadar acompanhado.