Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de janeiro de 2025
Local é inspirado na tradição italiana das Buchette del Vino
Foto: Piettro Kayser/DivulgaçãoEm tempos em que autenticidade e experiências únicas se tornam prioridade, a Janela do Vinho surge como uma proposta inovadora que promete despertar a curiosidade e o prazer dos amantes da bebida em Porto Alegre.
Inspirados pela tradição italiana das Buchette del Vino, ou, na tradução literal, “os buracos do vinho”, os idealizadores trouxeram à Capital dos gaúchos um conceito irreverente, que transforma cada taça em uma experiência única, onde o líquido – e não o rótulo – é o verdadeiro protagonista.
Após uma viagem a Florença, na Itália, onde exploraram as históricas “janelinhas” utilizadas há séculos para servir a bebida diretamente aos clientes, os fundadores perceberam a beleza de um ritual simples, mas profundo. “A gente trouxe essa experiência que vem acompanhada de uma pitada de mistério: o cliente toca o sino, escolhe uma taça, mas não sabe qual casta de uva ou rótulo está degustando até experimentar”, destaca Piettro Kayser, um dos idealizadores do projeto.
A partir disso, a proposta quer ir além de um ponto de venda, mas ser um portal para algo único, que resgata e cria novas memórias. “Aqui, você degusta a experiência: é a atmosfera de um uma prática antiga e misteriosa, que provoca e surpreende, mas que principalmente conecta”, reforça outro idealizador, Charles Mendes.
O projeto quer despertar a atenção de enófilos e curiosos em busca de algo novo, mas, principalmente, democratizar a cultura do vinho, uma das bebidas mais antigas da humanidade. “Queremos que nossos clientes se permitam sentir, explorar e se divertir, redescobrindo o prazer do inesperado em cada taça”, afirma Fernanda Schindler.
A abertura oficial ocorre no sábado (18), a partir das 16h, na Via Trastevere (Travessa da Paz, 44), no bairro Farroupilha, ao lado do parque Redenção, local tradicional da cultura italiana em Porto Alegre.
Voltar Todas de Dicas de O Sul