A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, publicou nesse domingo (22), nas redes sociais um vídeo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece andando. “Bom diaaaaa! Caminhadinha matinal nesse domingo nublado em BSB [Brasília]”, escreveu ela na ferramenta Stories do Instagram. O presidente aparece usando chapéu e está acompanhado por dois cachorros.
Lula retornou à capital federal na última quinta-feira (19). Ele passou quase uma semana no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, para onde foi levado às pressas para uma cirurgia de emergência para drenagem de um hematoma na cabeça. Após dois procedimentos, o presidente recebeu alta no último domingo (15), e seguiu com acompanhamento médico domiciliar na capital paulista, antes de voltar à Brasília.
O presidente sofreu um acidente doméstico no Palácio do Alvorada em outubro, quando bateu a cabeça após cair no banheiro enquanto cortava as unhas. Semanas depois, Lula relatou que estava com dor de cabeça e indisposto. Após os exames, foi constatada uma hemorragia intracraniana e a necessidade de cirurgia.
Popularidade
A opinião dos eleitores brasileiros sobre Janja piorou em 2024, segundo pesquisa Genial/Quaest realizada no início de dezembro.
A avaliação positiva registrou nova queda, saindo de 28% em dezembro de 2023 para 22% atualmente. Em fevereiro do último ano, 41% dos eleitores tinham uma opinião positiva sobre ela, o que significa que a primeira-dama perdeu quase metade da sua popularidade desde que Lula assumiu o governo.
Ao mesmo tempo, a avaliação negativa dela chegou a 28%. A taxa era de 19% no início do governo e já havia subido para 26% em dezembro passado.
Segundo a pesquisa, 30% dos entrevistados avaliam Janja como regular. O grupo representava 32% no levantamento anterior e 22% no início do governo. Indecisos são 20%.
A Quaest entrevistou 8.598 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 9 de dezembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de um ponto percentual.
A avaliação do governo Lula como um todo é melhor do que a de Janja: 34% dos entrevistados consideram o governo Lula regular, ante 33% que avaliam como positivo e 31% como negativo. Outros 2% não souberam responder. A aprovação do trabalho do próprio Lula é de 52%, enquanto 47% desaprovam.
A piora na avaliação positiva da primeira-dama nesses dois anos foi puxada pelo Nordeste, onde ela tinha 56% de avaliação positiva em fevereiro do ano passado, percentual que agora é de 29%, e por aqueles que votaram em Lula no segundo turno da eleição. Neste último caso, houve queda de 30 pontos percentuais. Em fevereiro de 2023, 66% dos eleitores do petista avaliavam Janja de forma positiva contra atuais 36%.
A avaliação negativa de Janja é preponderante entre eleitores de Jair Bolsonaro (58%), quem tem renda familiar de mais de cinco salários mínimos (39%), ensino superior incompleto ou mais (37%), homens (34%), evangélicos (34%), e quem vive no Sul (33%) e no Sudeste (32%). (Estadão Conteúdo)