Ícone do site Jornal O Sul

Primeira-dama terá agendas voltadas ao combate à fome durante viagem à Etiópia

Pautas são prioritárias na agenda de atuação de Janja da Silva. (Foto: Ricardo Stuckert)

Na Etiópia apara acompanhar o presidente Lula na 37ª Cúpula da União Africana, a primeira-dama Janja da Silva terá agendas próprias relacionadas ao combate à fome e à pobreza, pautas prioritárias em sua agenda no governo. Na programação de Janja, está prevista uma visita ao Centro de Alimentação Yetesda Birhan; uma visita à Escola Makedala; e uma visita ao Orfanato Zewditu Meshesha.

Janja estará acompanhada pela prefeita da capital Adis Abeba, Adanech Abebe.

O Centro de Alimentação Yetesda Birhan é um projeto que alimenta cerca de 37 mil pessoas por dia na capital da Etiópia, Adis Abeba. Já a escola Makedala tem um projeto de agricultura escolar desde 2022, com produção de todos os alimentos consumidos pelos seus 1.800 estudantes em duas refeições diárias, além da equipe de 128 professores e 42 trabalhadores de apoio.

Além de produzir uma grande variedade de legumes, verduras, hortaliças, frutas e ter criação de galinhas e peixes, a escola produz também o pão típico do país com excedente para gerar uma fonte de renda.

A escola chegou a ser visitada por uma delegação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2023 como parte da cooperação técnica entre Brasil, Etiópia e o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA).

O Orfanato Zewditu Meshesha, por sua vez, é um projeto da primeira-dama da Etiópia, Zinash Tayachew, e abriga mais de 100 crianças.

Sair da versão mobile