Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de setembro de 2015
As autoridades japoneses determinaram a retirada de milhares de pessoas de suas casas depois de chuva torrencial, que fez transbordar rios e causou deslizamentos de terra no Centro do país. Uma pessoa está desaparecida. A Agência Meteorológica do Japão divulgou alerta de chuva intensa para as prefeituras de Tochigi e Ibaraki, ao norte de Tóquio.
Segundo o meteorologista Takuya Deshimaru, o índice de preciptação registrado não tem precedentes. “O perigo pode ser iminente”, disse ele, em entrevista.
Partes de Tochigi foram inundadas e a altura da água chegou a quase 60 centímetros desde segunda-feira. As autoridades determinaram que cerca de 90 mil pessoas residentes na região deixassem suas casas e mais 80 mil foram aconselhadas a fazer o mesmo, segundo informações da emissora NHK.
O observatório meteorológico em Tochigi informou que o rio Kinugawa, que também atravessa Ibaraki, transbordou nessa quinta-feira. Na cidade de Kanuma, na prefeitura de Tochigi, as autoridades procuram por uma pessoa desaparecida, que acreditam ter sido soterrada por um deslizamento de terra. A NHK informou que se trata de uma mulher, de aproxidamente 60 anos. (ABr)