Quarta-feira, 09 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 3 de abril de 2025
O ator Jean-Claude Van Damme, de 64 anos, está sendo acusado de ter relações sexuais com mulheres traficadas da Romênia, segundo uma queixa apresentada à Diretoria Romena de Investigação do Crime Organizado e Terrorismo (DIICOT). A denúncia aponta que o astro de Hollywood teria ciência de que as vítimas eram exploradas sexualmente e teria aceitado a oferta de passar a noite com cinco modelos romenas. O caso está sob investigação internacional e pode envolver autoridades francesas, já que os encontros teriam ocorrido em Cannes.
Segundo a emissora Antena 3, afiliada da CNN nos Estados Unidos, as mulheres traficadas têm ligação com Morel Bolea, empresário investigado por liderar um grupo criminoso e uma agência de modelos suspeita de envolvimento em exploração sexual. O advogado Adrian Cuculis, que representa uma das supostas vítimas, afirmou que Van Damme teria recebido as mulheres como um “presente” durante um evento que organizava na cidade francesa.
“Vários romenos, atualmente investigados por formarem um grupo criminoso e por proxenetismo, terão oferecido a Jean-Claude Van Damme cinco mulheres romenas, modelos fotográficos na Romênia, para que ele tivesse relações sexuais. A pessoa que recebeu estes benefícios sabia da sua condição. Os depoimentos das testemunhas mostram claramente que Jean-Claude Van Damme sabia que estas pessoas eram exploradas”, afirmou Cuculis, que o classificou de escandaloso.
Mas, por enquanto, o Procurador-Geral do Ministério Público da Romênia ainda não autorizou a abertura de um processo penal, tendo em conta que o suposto crime teria ocorrido em outro país.
Ainda de acordo com o advogado, as vítimas estavam em uma situação de extrema vulnerabilidade e o ator estaria ciente de sua condição. “Pelas declarações das testemunhas, fica muito claro que Jean-Claude Van Damme sabia que essas pessoas estavam sendo exploradas”, declarou o advogado à emissora romena. O escândalo tem repercutido amplamente na imprensa internacional, aumentando a pressão sobre as autoridades francesas para que autorizem investigações mais profundas.
O caso faz parte de uma ampla apuração iniciada pelo Ministério Público da Romênia em 2020, que busca desmantelar redes de tráfico humano e exploração sexual. Há suspeitas de que menores de idade possam estar entre as vítimas do esquema criminoso, o que pode agravar ainda mais as acusações. Até o momento, Jean-Claude Van Damme não se pronunciou oficialmente sobre as denúncias.
Jean-Claude Van Damme é um ator, cineasta e ex-lutador de artes marciais conhecido por filmes de ação como O Grande Dragão Branco (1988), Kickboxer (1989) e Street Fighter (1994).
Nascido na Bélgica, ele começou a carreira no cinema nos anos 1980 e se destacou por suas habilidades em kickboxing e karatê.
Ao longo das décadas, Van Damme construiu uma carreira de sucesso em Hollywood, com filmes que arrecadaram milhões de dólares.