Ícone do site Jornal O Sul

Joe Biden diz que fará transição pacífica com Donald Trump e que a eleição foi justa

A decisão poupa o filho de Biden de uma provável sentença de prisão. (Foto: RS/Fotos Públicas)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez nessa quinta-feira (7) o primeiro pronunciamento à nação após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial nos Estados Unidos.

Em seu discurso de pouco mais de 3 minutos, realizado na Casa Branca, Biden destacou já ter garantido a Trump, por telefone, uma transição pacífica, “honrando a Constituição”, até 20 de janeiro, quando o democrata entrega oficialmente o comando dos Estados Unidos ao sucessor.

“Aceitamos a escolha que o país fez. Estamos em uma democracia, e a vontade popular sempre prevalecerá. Você não pode amar seu país só quando você vence. Você não pode amar seu vizinho só quando vocês concordam”, disse. “Os eleitores fizeram seu dever como cidadãos, e eu farei o meu como presidente”.

Sorridente, Biden afirmou também que trabalhará até o fim de seu mandato, que termina em janeiro. “Agora temos 78 dias para concluir o mandato. Temos agora a responsabilidade de fazer cada dia valer”.

Ele expressou ainda confiança no sistema eleitoral e na contagem de votos.

“Espero que a gente possa enterrar o questionamento sobre a integridade do sistema eleitoral americano. Ele é honesto, justo e transparente e pode ser confiado quando se perde”, declarou o presidente.

Donald Trump, que concorreu com Biden em 2020, contestou o resultado e fez acusações falsas de ter havido fraude nas urnas após perder para o democrata.

Trump venceu a disputa eleitoral deste ano na quarta-feira (6), segundo projeção da agência de notícias Associated Press. Ele derrotou a democrata Kamala Harris, que substituiu Biden na corrida pela Casa Branca quando o presidente dos EUA desistiu de concorrer diante de pressões internas após um desempenho ruim no debate com Trump.

No discurso, Biden disse também ter falado com Kamala e que ela deveria “ficar orgulhosa de sua campanha”. “Ela deu todo o seu coração na campanha”.

Biden já havia se pronunciado após a vitória de Trump através de uma postagem nas redes sociais. Na publicação, no entanto, ele não mencionou o adversário e apenas elogiou o desempenho de Kamala Harris.

“Em circunstâncias extraordinárias, ela entrou na batalha e liderou uma campanha histórica guiada por uma forte bússola moral e uma visão clara de uma nação que é mais livre, mais justa e com mais oportunidades para todos os americanos”, disse Biden, na postagem.

Sair da versão mobile