Reforçando os seus comentários anteriores, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o presidente da China, Xi Jinping, de “ditador” poucas horas depois de os dois líderes se reunirem em São Francisco, na Califórnia, onde participam da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.
Questionado pela imprensa se ainda descreveria Xi Jinping como um ditador, como fez no passado, Biden disse: “Bem, veja, ele é”.
“Ele é um ditador no sentido de que é um homem que dirige um país que é comunista”, prosseguiu Biden, acrescentando que o governo chinês “é totalmente diferente” do norte-americano.
No encontro com Biden, o presidente chinês disse que “o planeta Terra é grande o suficiente para os EUA e a China” e que “embora os dois países sejam muito diferentes, eles deveriam ser totalmente capazes de superar as diferenças“.
“A relação deve se desenvolver de maneira que beneficie nossos dois povos e cumpra nossa responsabilidade pelo progresso humano. Eu acredito em um futuro promissor dessa relação bilateral”, finalizou.
Já Biden afirmou que os dois líderes “devem garantir que a competição [entre os dois países] nunca se torne um conflito”.