O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez discurso na primeira noite da Convenção Democrata que oficializa Kamala Harris como candidata à presidência pelo partido.
A fala dessa segunda-feira (19), em Chicago, marca a passagem de bastão de Biden para Kamala, após o líder americano desistir da corrida eleitoral.
O presidente entrou no palco emocionado após a fala de sua filha Ashley Biden e foi ovacionado pela multidão que segurava cartazes com os dizeres “We love Joe” (“Nós amamos Joe” na tradução livre).
O líder americano começou o discurso agradecendo sua família e em especial a primeira-dama Jill Biden, que discursou minutos antes. “A família é o começo, o meio e o fim. E eu amo todos vocês. América, eu te amo,” disse Biden.
“Estamos prontos para votar pela liberdade, pela democracia e pela América? Estamos prontos para eleger Kamala Harris e Tim Walz?”, iniciou Biden.
“Não há lugar para violência política”, continuou o líder americano.
Biden disse que os Estados Unidos estão vivendo um momento crítico: “A democracia precisa ser preservada”.
O presidente relembrou o momento em que decidiu concorrer à presidência, em 2020: “Eu decidi concorrer depois do que aconteceu em Charlottesville”. Em 2017, protestos supremacistas contra os planos de remover homenagem a general deixaram uma mulher morta.